2006-06-30

 

GOMBRICH #00

Hoje fica aqui uma recomendação de leitura: «A História da Arte» de E .H. Gombrich, 15ª edição de 1995 (não há nenhuma + recente porque o autor faleceu em 2001).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernst_Gombrich

Este livro é muito especial... Embora seja bastante popular em todo o mundo (feitas as contas trata-se de 1 bestseller na História da Arte) é um livro também bastante controverso. Depois dos largos meses que passei para acabar de o ler (acreditem que demorei mesmo muito tempo a lê-lo, e não foi pelo facto da versão que eu tenho estar em inglês) verifico que cresci na minha interpretação da arte.

A maior parte das pessoas com formação académica em arte simplesmente odeia este livro. Eu, graças a Deus, pertenço à outra parte, àquela que ainda não fez lavagem ao cérebro numa das nossas escolas ou universidades, e como tal, pude desfrutar em pleno :)

Acredito que descobri o fascínio deste livro: a sua irreverência face às ideias pré-estabelecidas. Não é necessário chegar ao fim dos seus 28 capítulos para perceber isto. Basta ler o seu excelente prefácio e a sua introdução para perceber que este livro é diferente! Mas ajuda a essa percepção chegar ao fim do 28º capítulo...

Só para dar uma ideia... A introdução abre com algo que traduzido é «Não há realmente uma coisa chamada arte. Somente artistas.» E quase no fim acaba com algo do género (vergonhosamente posto no linguajar portuga) "vemos pessoas num museu em frente a 1 quadro com o catálogo na mão a desfiar nervosamente as páginas até encontrar a descrição do quadro e depois zarpam sem perceber k + valia terem ficado em casa"! LINDO!

É tão lindo que tenho intenções de regressar a este tema no futuro. Talvez aí já possa contar com os vossos comentários porque no ano passado o livro já foi traduzido para português em pelo menos 2 editoras. Uma delas (mais 1 x) no jornal PÚBLICO...

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?