2006-07-02

 

ARCO - Fevereiro 2006


O mestre andou no inicio do ano a martelar-nos a cabeça com a abertura da ARCO em Madrid. Foram aulas e aulas de seguida com a mesma conversa, horas a fio com a mesma lenga-lenga, até que eu próprio dei por mim a achar que seria boa ideia fazer 1.200 km num fim-de-semana só para poder ir ao recinto do Parque Ferial Juan Carlos I. O que acabei por fazer, claro! E dos quais (1.200 km) não me arrependi nada, claro!

http://www.ifema.es/ferias/arco/default.html

Afinal o que é a ARCO? Bom, trata-se de uma feira de galerias de arte. É um espaço para o mercado da arte. Há quem compre. Há mesmo muita coisa à venda. E por esta diversidade é sempre um bom lugar para ver onde param as tendências contemporâneas. Há sempre galerias convidadas e este ano foi a vez da Aústria. Claro que, apesar do destaque ser para a Aústria, havia galerias de todo o mundo.

E afinal, o que é que se pode ver? Um pouco (2 pavilhões imensos!) de tudo... senão, vejamos... Há essencialmente pintura. Muita pintura a óleo, acrílico e técnicas (muito) mistas...












Gostei particularmente dos retratos...














Muita fotografia... ou pelo menos penso que é fotografia... o hiperrealismo engana mesmo muito...















Depois há a escultura um pouco por toda a parte... Desde o arnês de voo
de libélula, passando pelo penacho de plumas laranja que desata a rir quando lhe fazemos cócegas, acabando pelos pequeninos robots que precisam de carregar as suas minúsculas baterias antes de iniciarem os seus curtos movimentos...
















Há os lounges... onde se descansa e onde o próprio espaço é 1 obra de arte... e acreditem que, depois de algumas horas a cirandar para lá e para cá, estes equipamentos são mesmo muito apreciados... :)

As instalações são um pouco mais complicadas de entender mas a genialidade de algumas é simplesmente assombrosa!!!! Esta inundação promete ser grave, :o





Há as retrospectivas... este ano foi a vez da VIEIRA DA SILVA (muito bem representada pelos galeristas parisienses)... Apesar da maior parte das obras corresponderem a 1 período inicial da obra da artista, não pude deixar de sentir um acesso de orgulho nacionalista!







E claro que há espaços para comprar ($$$$$$) os grandes mestres... Tipo ao virar da esquina pode-se comprar 1 pouco do surrealismo do DE CHIRICO, enquanto se deita o olho a 1 CHAGALL, a 1 KLEE e uma infinidade de outros... :) Estes pequenos galeristas são mesmo GRANDES coleccionadores!!!













Houve também uma grande presença do Extremo Oriente... Claro que eu fiquei completamente vidrado em alguns destes quadros, como se existisse um iman gigantesco por detrás deles. Ai, os traços do Oriente que me tanto desorientam! :)


E a minha escolha pessoal é este pormenor do personagem Rachael (Sean Young) do filme «Blade Runner» do Ridley Scott... tinta (ácida?) em papel (vegetal?)... Infelizmente não registei o nome do autor... aliás de nenhum dos autores, o que é quase criminoso! Este é, definitivamente, 1 pormenor a ter em atenção nas próximas visitas a exposições.


Recordo que após o meu regresso estivémos na aula de 3ª uma 1/2 hora a ver algumas das 936 fotos que eu levei no computador portátil :)

De qualquer modo fica já aqui o aviso de que a ARTE LISBOA vai-se realizar na FIL de 8 a 13 de Novembro. Como é aqui mesmo ao pé da porta deve dar para combinar irmos todos...

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?