2006-07-11

 

Art Digitalis (CANTO I)

A arte digital é a forma de arte desenvolvida em computador. Existem muitas formas desta arte. A que mostro hoje é a liberdade de desenho e de materiais no computador. Um exemplo de um esboço a lápis totalmente realizado em computador (isto é, sem lápis, sem papel, sem borracha, sem nada!) é esta chita.

Claro que para atingir um grau médio de perfeição é necessário investir 1 pouco no hardware lá de casa... Uma mesa digitalisadora é mesmo imprescindível. Agora já as há mais baratas e a experiência de desenhar com caneta digital em papel digital é muito boa, acreditem! Convem obter informação prévia porque é 1 equipamento relativamente caro e isto é como tudo, gostos não se discutem. Mas a WACOM é sempre uma referência quando toca a comprar. E se gostarem mesmo de liberdade no desenho e pintura, acreditem que vão querer, + tarde ou + cedo, comprar.

http://www.wacom-europe.com/uk/index.asp

Ainda à volta do hardware... um scanner dá sempre jeito (se não têm, vá lá comprem um porque até já são baratos...) porque é uma óptima maneira de passar os esboços em papel para o computador. Na verdade é desta maneira que eu passo tudo até o tamanho A4 (negativos, fotos, desenhos, carvões, óleos, pastéis, etc).

Só quando o tamanho é maior do que A4 (como por exemplo nas telas de óleo maiores) é que tenho que recorrer à máquina fotográfica digital. Aqui estão pela vossa conta pois não me vou meter a dar palpites. Bom, só 1 palpite: a função de zoom óptico é das mais importantes... Bom, só + outro palpite: escolham bem a lente da câmara. Eu uso a màquina fotográfica digital para quase tudo: até para tirar apontamentos de coisas escritas... aponto ao texto e fotografo, voilá! E gosto de ter fontes para utilizar no computador. Aqui poderia entrar no tratamento fotográfico mas não. Hoje, ainda não!

Depois há o software e aqui cada um escolhe o que quer. Eu gosto muito do PAINTER CLASSIC (a interface mais incrível com que já trabalhei, todavia dado o avanço dos sistemas operativos Windows, existe uma ruptura com as versões mais antigas e ainda não comprei a mais moderna - procreate).

http://www.wacom-asia.com/products/intuos2/soft/painter.html

Ainda quanto a software tenho usado recentemente o PHOTOSHOP ELEMENTS 2.0.

http://www.adobe.com/products/photoshopelwin/

Isso não invalida que não use mais uma dúzia de outros pequenos programas (PAINT SHOP PRO, por exemplo) para tarefas específicas. Alguns deles nas versões mais antigas são grátis e estão disponíveis na internet. O que há mesmo é procurar...

http://www.corel.com/servlet/Satellite?pagename=Corel3/Products/Display&pfid=1047024307383


Ora, tanta conversa e nada de arte... Vou apresentar o desenvolvimento que fiz com o exemplo de um projecto muito antigo: Robot & Dodo. Em 2002 andava à procura de 1 ideia e, enquanto tentava reunir material, vieram-me parar às mãos estas duas imagens.



Primeiro vou-vos confessar: peguei em 2 folhas de papel acetato e copiei os 2 desenhos com caneta de tinta-da-china própria para acetato. Depois peguei nesses acetatos e digitalizei-os para o computador. Primeira fase concluída! Atenção que foi a única etapa analógica pois a partir daqui todo o trabalho foi feito em computador,


De seguida, usando layers digitais (são uma espécie de papel acetato digital), passei giz colorido digital por cima das tintas-da-china digitalizadas. Quando fiquei contente com os rascunhos de cor, peguei nos 2 e colei-os em papel digital conté. Segunda fase concluída!



Utilizando umas funções matemáticas (isto foi mesmo há alguns anos, agora os softwares já fazem isto tudo sózinhos) colei os acetatos de tinta-da-china digital por cima do papel conté digital e do giz digital para acentuar o meu traço (tb, digital, :)) . E depois voltei ao giz digital e esboçei uma paisagem. Voilá, a terceira e última fase!


Um dia destes esta imagem pode servir para ilustrar um conto de ficção-científica sobre o choque de culturas, do Passado e do Futuro, da Mecânica e da Biologia, da Sociedade e da Natureza. De outro modo, senão este, como poderiam estes 2 seres (um deles extinto e o outro ainda por inventar) ter-se encontrado?

:)

p.s. Tem a ver com o tema deste post... Uma discussão interessante em 5 artigos (em inglês) sobre a arte digital...

http://digitalrising.blogspot.com/


p.p.s. Não tem nada a ver com o tema deste post mas encontrei ontem um endereço de um pintor de paisagens que tem umas aguarelas, óleos e acrílicos engraçados. Acho que vale a pena irem lá ver :)

http://johns-art.blogspot.com/

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?