2006-07-23

 

Art Digitalis (CANTO IV)

A narrativa gráfica dos mangas (banda desenhada japonesa) tem regras próprias. Alguns dos autores da escola franco-belga brincam às vezes com esses estilos diferentes. Quando regressei do Japão decidi experimentar alguns grafismos orientais: ícones modernos, escolas impressionistas japonesas e... manga. Para os primeiros 2 recorri ao acrílico (esta história fica para outra vez, ok?). Para o último virei-me, + 1 vez, para a arte digital (resumindo, a filosofia é nada de papel, nem de lápis, nem borrachas, nem tintas, nem pincéis...).

A fonte de inspiração foi um personagem de ELEMENTAL GELADE (um anime que se estreou há pouco). Revelo a fonte porque o trabalho final afasta-se do original (só 1 pouco...ok, um bom bocado!). :)

Comecei da maneira que já sabem: um ecran vazio, totalmente em branco. Decidi ainda não usar qualquer tipo de layers pelo que a sensação é igual a trabalhar com 1 única folha. Fiz o esboço a lápis (ferramenta com 1 transparência elevada) e criei a paleta básica.








Colori o próprio papel e comecei a colorir as grandes zonas.











Continuei a encher as formas principais com as cores base. Corrigi alguns traços (veja-se a direcção do olhar, por exemplo).










E adicionei sombras e luzes em pequenos riscos tonais (mais branco ou mais preto). Aferi mais uma vez o traço (como exemplo, repare-se outra vez no olhar).










Mas a arte digital pode ir mais longe... e eu demonstro agora que, com pequenas modificações da imagem anterior, se pode atingir outros (impressionantes) resultados. Na verdade pode-se aplicar pinceladas (óleo, aguarela), técnicas (húmida, seca, esgrafitado) e outras ferramentas totalmente digitais (brilho, contraste, gamas).


Gosto particularmente da última, que assinei! Fiquem bem!

Etiquetas: , ,


Comments:
Se quiseres vir morar para o Japao ja tens futuro!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?