2006-07-08

 

EU & Exposição ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

Ontem, à hora do almoço, fui de fugida ver a exposição dos trabalhos de alunos de cursos de Ilustração Científica. É uma pena o horário do nosso Museu de História Natural porque, pasme-se, fecha aos sábados, domingos e dias santos da guarda. Para o visitar tem mesmo que ser durante a semana. Então lá cheguei eu, afogueado com o calor das 14:00, ao n.º58 da Rua da Escola Politécnica.




Algo sempre me intrigou. Aliás, mais do que intrigar, sempre me indignou. Acontece que o nosso Museu de História Natural não é bem um «Museu de História Natural»... é mais uma (desculpem-me a expressão) mézanine de história natural... Mas hoje, honra seja feita, finalmente percebi a razão da tacanhez desta instituição: houve um terrível incêndio em 1978 que destruiu praticamente tudo o que tínhamos para mostrar (pelo que alguém me disse estava aqui o espólio zoológico do próprio rei D. Carlos!). E por este simples motivo alterei profundamente a minha opinião sobre a colecção em exibição, e sobre a Sala Bocage em particular. Mais do que isso, congratulo-me dos evidentes esforços de levar a cabo a inauguração de novos espaços (veja-se a nova sala, por exemplo).

http://www.mnhn.ul.pt/

Relativamente à exposição de Ilustração Científica eu fiquei deslumbrado. Por 1 lado com a quantidade de trabalhos e, sem sombra de dúvida, com a qualidade dos mesmos. Temos ainda a oportunidade de observar como tudo foi feito. Os alunos que expôem participaram ao longo de 2 anos em alguns workshops conduzidos pelo Pedro Salgado.

Primeiro temos os esboços... e que esboços... desenhos delicados a lápis, aguarelas a nascerem dos esboços a lápis... Muitos trabalhos zoológicos mas também botânicos... Como diria 1 amigo meu: muitos elementos zoomórficos e fitomórficos... Só é pena estarem meio atravancados num placard inclinado num canto do corredor!

















Em segundo temos um armário de vidro com algumas dezenas de cadernos de campo! Um caderno de campo, para aqueles que não sabem, é um caderno (normalmente de dimensões reduzidas) que se leva para o exterior e onde, após longas horas de obervação, se vão executando esboços. E aqui eu fiquei mesmo foi com os olhos atordoados com a beleza daquelas páginas. Muitas delas cheias de anotações, com rasgos de cor e, sobretudo, muitos riscos... Nada parecido com o meu «caderno de campo», acreditem. Aqueles livrinhos são autênticas pequenas obras-primas! Que inveja...









Em terceiro temos estudos prévios e neste espaço há de tudo. Para mim alguns deles não têm nada de «prévio», parecendo bastante «definitivos», eheheheh. É aqui que encontramos, a título de exemplo, estudos de cor ou estudos de como se pode atingir o realismo necessário. Só de pensar no trabalho que aqueles estudos de cor tiveram, fico tonto. Tiveram que olhar quinhentas mil vezes para o animal ou planta até perceber que cores estavam envolvidas! Claro que isto me fez lembrar algo do tipo «mestre Carlos Henriques a olhar para 1 foto e a despejar todos os tubos para a paleta».













Em quarto lugar (por sinal na mesma sala que o nosso mestre utilizou este ano para a sua exposição!) temos os trabalhos finais... É! Eu bem vos disse que ainda se podia ir mais longe do que aqueles trabalhos «prévios»... Só vendo se pode perceber o meu deslumbramento quando saí dalí!













As minhas fotos não fazem juz aos trabalhos exibidos e por três razões: tenho o costume de respeitar os direitos de autor, a iluminação não é lá grande coisa (principalmente nos corredores) e eu recusei-me a utilizar flash (a luz do flash deteriora as cores). Embora tenha sido noticiado que a exposição acabava ontem (daí a minha urgência em lá ir) fiquei a saber que ela vai-se prolongar até ao próximo dia 21 de Julho. Quem estiver de férias tente lá ir. Quem estiver a trabalhar tente lá ir à hora do almoço (abre às 14:00). É algo de totalmente diferente do que estamos habituados a ver, é algo de uma beleza incrível, é algo feito por miúdos (e míúdas, claro!) com uma grande sensibilidade artística e científica.

Etiquetas:


Comments:
Com as tuas palavras e com as tuas fotografias ate eu fiquei com vontade de la ir! Sim, senhor!
 
Relativamente à Ilustração Científica vale a pena conhecer um pouco do trabalho de Diana Marques:
www.dianamarques.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?