2006-07-09

 

A GRANDE HISTÓRIA DA ARTE

Ontem foi editado o último volume da colecção «A GRANDE HISTÓRIA DA ARTE». O 23º volume (Arte dos Maias) foi editado ontem pelo jornal PÚBLICO (outra vez? claro! o programa editorial deste jornal é o máximo!) e encerra um colecção de destaque, que até era para ter inicialmente só 18 volumes. A responsabilidade da edição é do grupo italiano SCALA (e aqui entre nós isso nota-se um pouco... mas é claro que grande parte das etapas históricas da arte são de origem italiana).



01 ARTE GÓTICA
02 OS ALVORES DO RENASCIMENTO
03 RENASCIMENTO E MANEIRISMO
04 ARTE IDADE MÉDIA E ROMÂNICO
05 ARTE DO PRÓXIMO ORIENTE
06 ARTE EGÍPCIA
07 ARTE BARROCA
08 ARTE ROCOCÓ
09 ROMANTISMO E REALISMO
10 ARTE FENÍCIA
11 ARTE GREGA
12 ARTE ROMANA
13 IMPRESSIONISMO
14 CUBISMO
15 PERÍODO ENTRE GUERRAS
16 DICIONÁRIO DE ARTISTAS I
17 DICIONÁRIO DE ARTISTAS II
18 DICIONÁRIO DE TERMOS ARTÍSTICOS E ARQUITECTÓNICOS
19 ARTE EM PORTUGAL
20 ARTE ISLÂMICA
21 ARTE NA ÍNDIA
22 ARTE NA CHINA
23 ARTE DOS MAIAS


Elogios? É fantástico ter na colecção original 1 volume dedicado à arte fenícia! E ainda bem que editaram os 5 volumes extras! É simpático (e útil!) ver 1 volume inteirinho dedicado à arte em Portugal.

Críticas? Não compreendo porque a colecção foi publicada cronologicamente desfasada. Até dá vontade de trocar os livros na prateleira! Apesar do esforço de estender a colecção original com mais 5 volumes, continuam de fora a arte africana, a arte japonesa, os artistas do leste europeu, os artistas norte-americanos, os índios norte-americanos, os índios sul-americanos, a arte asteca, a arte inca, a arte celta, etc, etc, etc... Para além disso, uma pequena critica: a qualidade das fotos por vezes não é a melhor. Às vezes, até parece que foram buscar postais ilustrados do século passado!

Conclusão depois de eu ler este último parágrafo? É mais fácil fazer críticas do que elogios! :)

Gosto muito desta colecção e recomendo a quem ainda não tiver lido nada sobre o assunto. É mais técnico do que o GOMBRICH mas, até pelo volume de informação, também é mais minucioso. Fica pois aqui a minha sugestão de leitura.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?