2006-08-17

 

APONTAMENTOS DE HÀ 40 ANOS.......

Neste feriado resolvi dar uma volta nas caixas do sótão.

Entre muitas outras coisas, fui encontrar um apontamento manuscrito que terá no minimo 40 anos, com bases de cores para diversas situações que poderão compôr um quadro.

Achei muito engraçado, até porque são apontamentos que referem unicamente as cores base, enquanto que hoje em dia (apesar do mestre não querer) nós já não resistimos a uns tubinhos daquelas cores já feitas.

Assim resolvi partilhar convosco estes apontamentos:

CÉU - Predomina o branco, azul ultramarino ou azul cobalto empregnado às vezes de um pouco de vermelhão ou um pouco de ocre.
Céu limpido - ultramarino e branco
Céu chuvoso - branco, preto, ocre e carmim
Céu azul celeste - azul cobalto, amarelos e vermilhões

MONTANHAS AO LONGE: branco, azul ultramarino e carmim. Ás vezes um tom esverdeado.

MONTANHAS COM SOL A BATER-LHES: Misturar branco laranja e ocre e um pouco de terra de sena natural.

ÁGUA PARADA - Branco e azul ultramarino

ÁGUA AGITADA: Verde veronese e ocre

RAMAGENS: Verde bonito - amarelo canário e azul cobalto
Escuras - sena natural com verde sapo

PORTAS E JANELAS FECHADAS - azul ultramarino e carmim

BRILHO NOS VIDROS - um pouco de azul claro, ultramarino e branco

UM VERDE BONITO - branco, ocre e preto

Não sei se lhes despertou alguma curiosodade conferir com o que nós temos aprendido ou fazer mesmo alguma experiência.

Eu vou experimentar.

Etiquetas:


Comments:
Madalena,

Que fantástica ideia a deste receituário cromático... Tenho 1 pergunta muito importante: quem manuscreveu? Eram papéis do teu «inspirador»? Ou são os teus apontamentos?

:)

Hummm... Isto faz-me lembrar 1 coisa ou duas que o mestre fez connosco no 1º ano... 1ª coisa - Aulas de cor... 2ª coisa - Aulas de paletas...

Hummm... Todavia, assim à primeira vista, e sem consultar os meus apontamentos da mezinhas cromáticas, acho que estas receitas são 1 pouco diferentes das nossas, e por isso mesmo, também vou experimentar... Mas só para a semana... Espero ter 1 surpresa na área da cor para a semana e se calhar esta «cábula» vem mesmo a jeito...
 
João

Desculpa eu não te ter logo respondido, mas só agora estou a ver o teu comentário.

Pelo que me apercebi foram papeis dados por um primo para que o meu "inspirador" começasse.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?