2006-08-19

 

Art Digitalis (CANTO IX)

Hoje vou demonstrar como se passa da modelação em 3 dimensões para a animação (leia-se filmes) a 3 dimensões. Tinha já dito que a minha primeira experiência tinha sido 1 desastre... pois, sem qualquer vergonha, aqui está ela: uma animação do planeta Marte em rotação. Uma esfera... um mapa do planeta Marte... uma instrução de rotação de 360º... uma luz a simular o sol... No comments, pleaaaaase...



Vamos então lá tentar fazer algo mais digno... Mas como continuo sempre na brincadeira... E se for... uma palhaçada? Construo o palhaço naquele programa óptimo para modelar figuras humanas, o POSER, a partir de 1 figura masculina básica standard... basta pintar o corpo todo de branco... mapear as roupas e a cara com as cores certas... (esta parte foi 1 bocadinho aldrabada porque apanhei os mapeamentos já prontos que alguém tinha feito)... pôr 1 bola vermelha no nariz... Et voilá o nosso palhaço! Bom... ainda lhe falta o cabelo...

:)

Até aqui foi fácil, não foi? Sei que tenho de pensar logo de seguida num cenário realista. E como sou mesmo mauzinho, tenho ainda que lhe associar uma história tenebrosa... Surge-me logo a ideia de um vagão de transporte... os circos costumavam deslocar-se nos USA sempre de comboio... Pego num modelo de um vagão, já construído por alguém, e ponho-o no BRYCE. Caiam na real, porque nem eu sou assim tão bom no computador...











Como já sabem o BRYCE é óptimo para as paisagens e assim construo o cenário adequado sem muitas dificuldades. Depois de algumas tentativas (nuvens, sol, cores da luz, posição da câmara) chego a um crepúsculo adequado às minhas (negras) intenções... O negrume que construi sempre ajudará a esconder os erros da minha modelação, eheheheh!


Aqui faço batota... Imagino que largo o mundo 3D e copio para o POSER a última imagem como «pano de fundo»... isto não é maneira de trabalhar... mas como o resultado não é assim tão mau, aproveito! Tenho de recalcular todas as luzes (cores e posições), desenho no chão 1 percurso para o palhaço percorrer «à frente» do vagão, crio 1 andar meio esquisito (afinal a história pretende ser tenebrosa) e dou instruções ao computador para produzir 130 imagens de filme... Apresento-vos «KLOWN STALKER» uma curt(íssim)a metragem da minha autoria sobre 1 palhaço muito ameaçador! Cobro bilhete à entrada mas só custa 1 euro... :)




A animação nem ficou muito mal pois não? Perde sempre 1 pouco de definição no YOUTUBE... Mas eu gosto mesmo é de «bonecada» e vou transformar o pequeno filme num filme de animação a lápis de cor...





... e a pastel... bom, os resultados no YOUTUBE são de fraca qualidade, e por isso nem vale a pena mostrar, acreditem!


Poderia continuar por aí fora com o carvão... com a criacção de 1 banda sonora para música de fundo... introdução da sonoplastia... construção do argumento do monólogo do «actor»... de efeitos especiais... Só não poderia mudar a posição da câmara por causa da «batota» da imagem de fundo não ser 3D! Feitas as contas demorou pouco + de 3 horas a fazer este exercício... Com a prática devo conseguir melhores resultados e + rapidamente!

Por hoje já chega, não acham? Obrigado pela vossa paciência!

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?