2006-08-09

 

Art Digitalis (CANTO VII)

Vou hoje abrir um novo capítulo na arte digital: modelação em 3 dimensões (dita 3D). Os computadores têm evoluído bastante nesta área. Todos já viram os filmes (produzidos totalmente em computador, através da chamada CGI) «SHREK», «A IDADE DO GELO», «À PROCURA DE NEMO» e «MADAGÁSCAR» que, para além de serem uma delícia dos graúdos, eram totalmente impossíveis de realizar há 10 anos atrás.

Eu, salvo uma pequena experiência, propriamente não domino as técnicas de animação em 3D. Mas quanto a imagem estática... tenho alguns conhecimentos básicos... Mesmo básicos... O que não me impede de (às vezes) fazer o brilharete... :)

A referência no mercado é o software 3DS Max. Bastante técnico e às vezes muito dificil de usar. Bastante caro também. É claro que este programa não faz tudo mas existem depois um sem-número de empresas que facultam «aditivos» ao programa para fazerem tarefas expecíficas (tipo pelo e cabelo, tipo vestuário e texturas, tipo efeitos especiais, etc). Para além deste programa existem muitos mais no mercado, todos eles com uma curva de aprendizagem dificil. Mas é com este tipo de aplicações que se conseguem fazer os filmes a que estamos habituados.

Link 3D Studio Max

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?id=5659302&siteID=123112

Existem depois do software um parafrenália de hardware dedicado a este tipo de actividade: captura de movimento real, scanners a 3D, impressoras a 3D, leitura e reprodução da fala, etc. E aqui os preços disparam ao ponto de nos serem totalmente inacessíveis. Só os grandes estúdios podem contar com a melhor tecnologia!

Dá para ver que se trata de um mundo sem fim, e no qual a tendência natural seria perdermo-nos imediatamente... No entanto existem sempre aplicações acessíveis aos utilizadores menos habituados a estas coisas.

Então hoje vejamos um tema 3D em concreto: criacção de paisagens (montanhas, planícies, rios, lagos, mares, vegetação, espaço, etc.)! O meu software preferido é o BRYCE (o nome vem de Bryce Canyon no Arizona, e as texturas deste programa dá para desenhar este tipo de paisagem na perfeição) mas outra referência nesta área do utilizador doméstico é o VUE D´ESPRIT... As versões mais antigas destes programas podem estar disponíveis na web ou em revistas a título gratuito! Há que procurar...

Links BRYCE + VUE D´ESPRIT

http://bryce.daz3d.com/55index.php


http://www.e-onsoftware.com/

E ficam então aqui alguns exemplos das minhas paisagens...












Etiquetas: ,


Comments:
Quem fez estes trabalhos?
 
Com a excepção da 1ª imagem (foto promocional do filme Ice Age 2) as demais «obras» digitais são da minha responsabilidade.

Obrigado pelo seu comentário.
 
A pintura do João faz lembrar obra de um mágico; nunca se sabe o que vai sair da cartola. Há mais destas obras para mostrar ?
 
A preguiça é tão bonita. hehe. Os seus trabalhos são bastante interessantes. Gosto do aspecto futurista e simultaneamente apocalíptico de alguns trabalhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?