2006-08-09
Art Digitalis (CANTO VII)

Eu, salvo uma pequena experiência, propriamente não domino as técnicas de animação em 3D. Mas quanto a imagem estática... tenho alguns conhecimentos básicos... Mesmo básicos... O que não me impede de (às vezes) fazer o brilharete... :)
A referência no mercado é o software 3DS Max. Bastante técnico e às vezes muito dificil de usar. Bastante caro também. É claro que este programa não faz tudo mas existem depois um sem-número de empresas que facultam «aditivos» ao programa para fazerem tarefas expecíficas (tipo pelo e cabelo, tipo vestuário e texturas, tipo efeitos especiais, etc). Para além deste programa existem muitos mais no mercado, todos eles com uma curva de aprendizagem dificil. Mas é com este tipo de aplicações que se conseguem fazer os filmes a que estamos habituados.
Link 3D Studio Max
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?id=5659302&siteID=123112
Existem depois do software um parafrenália de hardware dedicado a este tipo de actividade: captura de movimento real, scanners a 3D, impressoras a 3D, leitura e reprodução da fala, etc. E aqui os preços disparam ao ponto de nos serem totalmente inacessíveis. Só os grandes estúdios podem contar com a melhor tecnologia!
Dá para ver que se trata de um mundo sem fim, e no qual a tendência natural seria perdermo-nos imediatamente... No entanto existem sempre aplicações acessíveis aos utilizadores menos habituados a estas coisas.
Então hoje vejamos um tema 3D em concreto: criacção de paisagens (montanhas, planícies, rios, lagos, mares, vegetação, espaço, etc.)! O meu software preferido é o BRYCE (o nome vem de Bryce Canyon no Arizona, e as texturas deste programa dá para desenhar este tipo de paisagem na perfeição) mas outra referência nesta área do utilizador doméstico é o VUE D´ESPRIT... As versões mais antigas destes programas podem estar disponíveis na web ou em revistas a título gratuito! Há que procurar...
Links BRYCE + VUE D´ESPRIT
http://bryce.daz3d.com/55index.php
http://www.e-onsoftware.com/
E ficam então aqui alguns exemplos das minhas paisagens...
Obrigado pelo seu comentário.
<< Home