A criacção de figuras e personagens em 3D é só por si um mundo próprio. Partindo do principio de que tudo pode ser reduzido a polígonos, todas as formas podem ser traduzidas em coordenadas no espaço tridimensional (3 eixos x,y,z). Uma maneira de verificar a quantidade de trabalho envolvido em definir figuras é pegar no 3DS MAX e fazer tudo de raíz: tronco, cabeça, membros, dedos, olhos, nariz, etc, etc. Eu fiz há alguns anos uma tentativa (patética...) e nem sequer cheguei a meio da cabeça do pato... Lembrei-me de repente de que já naquela altura eu gostava de patos... :)
Um software de modelação totalmente grátis é o Persistence of Vision (POV-Ray) que pode ser descarregado em:
http://www.povray.org/download/
Daí não se admirem de terem surgido softwares dedicados só a estes problemas. Basicamente existem 3 formas de tratar a questão: ou se juntam pedaços de matéria digital até se ter 1 figura desejada, ou se molda uma bola de barro até se ter a forma que queremos ou, em alternativa, se modifica um corpo já existente standard (seja homem, mulher, adulto, criança, animal, vegetal, etc).
O AMORPHIUM lida essencialmente com conceitos de escultura. Imaginamo-nos num atelier com o barro à nossa frente, com as ferramentas ao nosso lado e começamos a esculpir, a moldar. Após esse trabalho, podemos ainda pintar a figura e acreditem que também aqui este programa é inovador! No final ficamos com 1 figura tridimensional ao nosso dispor! Depois de ter moldado esta nave alienígena, coloquei-a num ambiente espacial com 1 galáxia como pano de fundo através do PHOTOSHOP ELEMENTS. Resultou na perfeição.
O POSER lida essencialmente com figuras e posições padronizadas. Tipo pega-se num homem (adulto, jovem, gordo, magro, alto, baixo), numa pose (sentado, a nadar, a voar), em adereços (roupa, bengala, etc), em elementos identificativos (cabelo, tom de pele) e voilá: temos 1 figura tridimensional que podemos utilizar da maneira que entendermos! Claro que, em vez de 1 figura humana, se pode sempre utilizar um Velociraptor, eheheheh... O mais interessante disto tudo é que o POSER se tornou em algo mais do que 1 simples software: existe neste momento 1 verdadeira comunidade na internet!
Link POSER
http://en.wikipedia.org/wiki/Poser
Pode-se colocar estas figuras nos cenários criados no BRYCE ou no VUE D´ESPRIT (cfr. post de 09-08-2006). Se forem realmente sádicos (e só mesmo se gostarem muito de sofrer...) poderão completar o vosso trabalho no 3DS MAX. :(
Todavia o software tem evoluido imenso. Descobri recentemente 1 pequena pérola: Darwin's EVOLVER... O conceito é fazer cruzamentos de raças até obtermos aquilo que queremos. Escolhe-se olhos, narizes, orelhas e corpos. Cruzam-se os 2 casais de avós e o casal de pais até termos um verdadeiro mutante. Uma das principais regras é ter presente se o rebento sai mais ao avô materno, se sai mais à mãe ou se sai mais ao lado paterno. Os resultados são mesmo intrigantes. Uma pequena amostra é este busto que resulta de uma pool genética de carácter duvidoso, eheheheh!
Etiquetas: Digital, Técnica
# posted by ArtByJoão @ 6:59:00 da tarde
