2006-08-24

 

Art Digitalis (CANTO X)

Hoje vamos deixar o mundo 3D e explorar a fotografia. Todavia, antes de entrarmos de cabeça, achei que seria bom rever alguns conceitos poque, acreditem!, eles são mesmo muito importantes e podem fazer toda a diferença... Na verdade, podem fazer 3 diferenças!

1ª Diferença: TOM (em inglês VALUE)

A primeira qualidade da cor é o tom. Tom claro. Tom escuro. Pode-se também falar de matizes claros e de matizes escuros. Pegando numa série de cores (7 neste exemplo) podemos percorrer todos os seus tons, criando assim 1 paleta de tons (como aquela que eu produzi para este artigo). Conselhos sobre os tons? Bom, são os tons que definem constrastes. 2 cores de tons muito próximos «morrem» ao pé 1 da outra... 2 cores com tons muito diferentes «chamam» logo a nossa atenção! Muito importante! Podem verificar isso na paleta de tons: se seguirem 1 coluna de cima para baixo, vão confirmar que as cores parecem todas iguais, não é? Se escolherem quadradinhos de colunas afastadas (podem ser da mesma linha que não faz mal) o contraste aparece como que por magia!


2ª Diferença: INTENSIDADE (em inglês SATURATION)

As cores dizem-se saturadas no sentido de serem cores puras, tiradas directamente do tubo! Portanto esta propriedade traduz a «força» da cor. E eu limitei-me a saturar intensamente (+75%) a anterior paleta de tons. Comparando as 2 paletas (escolham 1 quadradinho qualquer) terão a mesma cor, com o mesmo tom, mas com saturações diferentes. Não se sabe muito bem porque isso acontece, mas verifica-se que as crianças são imediatamente atraídas por este tipo de cores saturadas, enquanto que os adultos preferem cores menos saturadas (exemplo da 1ª paleta).



3ª Diferença: BRILHO (em inglês LIGHTNESS)

Corresponde a adicionar branco (em inglês TINTING) ou a adicionar preto (em inglês SHADING). É interessante relembrar que branco não é cor nenhuma pois é a soma de todas as cores! É interessante relembrar que preto não é cor nenhuma pois é a ausência de qualquer cor! Peguei na paleta saturada e acrescentei uma quantidade grande (+75%) de brilho. Ficou tudo deslavado... Daí o mestre dizer que temos que ter cuidado com a adição de branco!



E por fim só falta definir...COR (em inglês HUE)

A definição desta característica da cor chama-se... cor... Na língua inglesa distingue-se perfeitamente cor (COLOR) da sua propriedade cor (HUE). Já vi esta propriedade ser chamada em português de matiz. Mas como a palavra «matiz» foi usada nos tons... Enfim, 1 questão linguística que não ajuda muito... Para simplificar, a propriedade HUE de qualquer cor pode ser entendida como aquilo que se tira do espectro de luz visível (vulgo arco-iris). É engraçado que na nossa cultura portuguesa 7 é o n.º de cores atribuídas ao arco-irís, mas existem um n.º infinito delas, claro! E existem países na Europa que só aceitam 6 cores! E existem livros de pintura que aceitam as 7 mais as cores secundárias... Vale tudo! Eu apliquei este principio logo na primeira paleta pois escolhi 1 «cor» do arco-irís para cada linha!


Agora não é para complicar mas... as televisões (e por associação, também os computadores) funcionam de modo ligeiramente diferente e, no entanto, funcionam de modo quase igual! Usam 3 canais: R para vermelho (RED), G para verde (GREEN) e B para azul (BLUE). Ainda por cima, nesta tentativa de imitar o olho humano (os cones e os bastonetes da retina conseguem ver também 3 cores) , o verde é 1 cor secundária que nós não vemos directamente... E o controlo que se faz é ao nível do Brilho (ok, isto é Brilho), do Contraste (1 espécie de Saturação) e da Gama (1 espécie de Tom). Não podemos esquecer 1 pequeno pormenor: cada 1 destas 3 propriedades pode ser afecta a 1, 2 ou 3 canais.

Quando passamos para as gráficas de impressão... altera-se o esquema RGB para o esquema CMYK (ciano, mangenta, amarelo, preto)...

Complicado? Por isso é tão bom ter algo no software que faça correcções de fotos automaticamente... Mas se soubermos o que estamos a fazer, e tivermos algum «calo», pode-se transformar, após algumas tentativas, 1 belíssima foto (tirada por mim no verdadeiro Bryce Canyon) numa pequena obra de arte. Enfim... :)


















Leiam os excelentes artigos, um da Wikipedia e o outro sobre Física da Cor, embora este último seja bastante técnico. Aproveite e experimente as misturas de cor em computador com o ColorBlender. Ainda um outro artigo sobre a utilização de cores na web. E por fim, mais 2 links, onde se apresentam as cores de modo MUITO interactivo! Trata-se de Color in Motion e o Color Project

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?