2006-08-20

 

Artistas Portugueses - Vol. 01

Tenho imaginado que seria giro escrever 1 série de pequenos artigos sobre pintores. E que tal começar pela «prata da casa»? Acho que os nossos pintores portugueses nem aqui em Portugal são conhecidos. Por isso passei da imaginação para a acção e começo hoje de forma cronológica pelo...

Vasco Fernandes, dito Grão Vasco (Viseu, 1475-1542)

Eís um dos pintores portugueses de referência e que eu próprio tão mal conheço. Durante muitos e muitos anos para mim «Grão Vasco» era marca de lápis-de-cera!

:)


No inverno do ano passado passei por Viseu com 2 objectivos: patinar na pista de gelo (estava fechado...) e visitar o museu Grão Vasco (estava fechado... mas abria da parte da tarde...). Aí fiquei mesmo bem impressionado com a colecção do museu. De resto que mais posso eu dizer que não seja dito por alguém + entendido na matéria? Nada! Fica pois aqui um link para vossa leitura:

http://www.rpmuseus-pt.org/Pt/cont/fichas/museu_41.html


http://www.uc.pt/artes/6spp/v1.html



p.s.Não pretendo saber tudo das biografias e obras destes pint
ores, pelo que o vosso contributo, opinião e esclarecimento (feito nos comentários de cada post) será verdadeiramente benvindo!

Etiquetas:


Comments:
"Cristo em Casa de Marta e Maria" c. 1535/40. Óleo sobre madeira de castanho. Grande dimensão.
Pintor - Gaspar Dias (actividade conhecida entre 1514 e 1569), discípulo de Vasco Fernandes (Grão Vasco).

Uma das melhores obras de pintura da segunda metade do século XVI e do renascimento português. A análise iconológica e iconográfica desta obra é das mais interessantes que podemos obter de entre o espólio atribuído a Gaspar Dias.

Apesar de um mau tratamento da luz e de uma estrutura arquitectónica bastante deficiente, esta obra destinada à capela do paço episcopal de Fontelo e encomendada por D. Miguel da Silva que se encontra na própria pintura, tem a particularidade de representar uma das gravuras mais interessantes e intemporais da história da arte moderna - Melancolia I - do genial Albrecht Dürer, na figura de Maria e que se encontra representada em primeiro plano.
 
Caro(a) ati,

Obrigado pela correcção.

A referência que eu tinha era Grão Vasco:

Vasco Fernandes (Grão Vasco), activo entre 1501 e 1540
Cristo em Casa de Marta
c. 1535, óleo sobre madeira
198,1 x 204,8 cm
Museu de Grão Vasco
Viseu, Portugal

O que só prova que não se pode acreditar em tudo o que se lê... principalmente aqui na web... calculo que se eu tivesse o catálogo do Museu Grão Vasco não teria cometido a «gafe».
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?