Faz hoje 75 anos que BABAR foi criado... Não, não se trata do detector associado ao acelerador de partículas que contabiliza mesões gordos, descreve assimetrias dos positrões e estuda outras «complicações» da física de alta energia...
:)
(foi + 1 brincadeirinha do Jota...)
Falo do simpático (?) rei elefante BABAR que foi criado por Jean de Brunhhoff e pela sua mulher Cécile. Negócio de família (a mãe inventa as histórias para adormecer os miúdos, o pai pinta - até 1946 - esses personagens em traços simples e o filho Laurent ainda hoje publica os livros). Apesar do seu sucesso, e longevidade, muitas críticas são hoje feitas: BABAR promove o colonialismo em Àfrica, faculta uma visão distorcida da história e realça os valores da burguesia francesa? Críticas à parte, o facto é que este personagem é até conhecido no Japão!
Na minha opinião (que é partilhada pela maioria dos portugueses, de acordo com as estatísticas e com o índíce de venda nas editoras) ninguém em terras lusas quer saber de BABAR. Se alguém desta santa terrinha ainda vai tendo interesse por 1 probocísdeo de tenra idade então... é muito + giro vê-lo ao vivo no zoo de Lisboa (cfr. minha foto de 1 de Fevereiro de 2005)! Nasceu o ano passado e anda sempre ao lado da mãe. Como vai decorrer já a partir de 15 de Agosto 1 concurso de fotografia no Zoo... eu talvez vá participar com 1 foto do pequeno paquiderme... Que chegue também ele (pelo menos) aos 75 anos!!!
http://www.zoo.pt/main.aspx
# posted by ArtByJoão @ 1:57:00 da tarde
