2006-08-28

 

EU & MADRID (1ª Parte)

O meu interregno neste fim-de-semana como publicador neste espaço (Que foi admiravelmente preenchido pela editora de serviço! Obrigado Madalena pela mão...) teve a + nobre das razões: 1 ida a Madrid com o fito de ver o que havia para ver em matéria de arte. E havia muito, podem crer! Começo então pelo começo... Se preferirem posso sempre começar pelo princípio... Mas se não gostarem muito eu faço o jeito e posso começar pelo ínicio, ok? Cá para mim, eu devia era começar pelo que vem primeiro, mas vocês é que sabem...

(pke será k isto me faz lembrar 1 anúncio?)

:)

MUSEO DEL PRADO - Exposição PICASSO: Tradición y Vanguardia

Este foi o motivo que me levou a ir de propósito a Madrid. Afinal tratava-se de 1 exposição que reuniria numa mesma cidade a maior quantidade de quadros deste pintor, atravessando todos os seus períodos. A primeira parte da exposição estava na Galeria Central no Museo del Prado. E foi logo a minha primeira paragem...


Após 1 rápida passagem pelos raios X (as infelicidades do novo séc. XXI...) entrei no período azul (1901-1904) em que PICASSO define 1 estilo próprio. 1 quadro (vindo do Cleveland Museum of Art) a ilustrá-lo:
«A vida» de 1903. Para quem já foi, ou para quem tenciona ir, a Barcelona fica a informação de que o museu Picasso desta cidade tem uma colecção importante deste período. Uma agradável surpresa é que, em simultâneo, a exposição acompanha os diversos períodos com quadros (do acervo do próprio museu) de artistas que foram inspirando Picasso. Neste caso, EL GRECO foi a fonte de inspiração e aquilo que permitiu o redescobrimento da escola espanhola pelo resto do mundo.

Houve 1 curto período de transição entre o período azul e o período rosa (1905-1906). Mas quando se chega à maturidade do rosa no
«Rapaz conduzindo 1 cavalo» de 1906 (New York, The Museum of Modern Art) é impossível não ficar esbasbacado alguns minutos. Pela dimensão da tela... Pela beleza da pincelada... E é a partir daqui, pela inspiração em CÉZANNE da crescente geometrização dos espaços, que Picasso começa a formalizar as bases do seu futuro cubismo.

O cubismo surge em várias fases. Naturezas mortas, retratos, etc. Mas 1 dos pontos altos é o memorável quadro
«O aficionado» de 1912 (Basilea, Kunstmuseum Basel)! É assim que Picasso estabelece o cubismo em pleno!

«A flauta de Pan» de 1923 (París, Musée National Picasso) retrata o retorno aos modelos clássicos. Eu gosto de cubismo mas eu gosto ainda + destes outros «picassos»!

Mas mesmo no meio dos devaneios cubistas encontra ainda tempo para obras de cariz + pessoal. O pequeno
«Pablo vestido de Arlequin» de 1924 (París, Musée National Picasso)não se limita a encher de cor a galeria do museu mas (a jeito de confissão) também enche 1 das paredes de minha casa há já muitos anos na forma (+ humilde) de poster. Ver por fim o original foi para mim absolutamente fantástico!

Existe 1 período que não é aqui tratado: o período de 1930 associado ao surrealismo. Este será o tema central do pólo do Museu Rainha Cristina (brevemente nesta banca...).

O estudo dos mestres encontra-se perfeitamente exemplificado com a sua interpretação pessoal d'«As meninas» de VELASQUEZ. Eu já conhecia bastante bem esta obra de 1957 (por via de 2 visitas ao Museu Picasso de Barcelona e de 1 reprodução em minha casa). Mas o museu do Prado abriu as portas naquela parte da galeria e... ao virar-me para trás ali estava, do outro lado da sala, o verdadeiro «As meninas». Um face ao outro. Um a mirar o outro. Verdadeira poesia neste mise en scéne...

No seu último período, Picasso parece ter estado totalmente absorvido pelo estudo dos mestres (POUSSIN, Jacques-Louis DAVID, DELACROIX, MANET entre outros).

Antes de sair fiz a (já famosa) volta inversa para ver tudo outra vez. Não deixei de ficar mais uns minutos a ver esta
«Mulher sentada em cadeirão vermelho». Pensei talvez em traduzir estas formas em estruturas tridimensionais... Quando saí da Galeria vinha afogueado com a grandiosidade e a beleza desta exibição.

Para além daquilo que eu transmiti, sugiro uma visita virtual da
exposição no Prado.

(continuam as aventuras madrilenas no próximo post...)

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?