2006-08-21

 

Nova Galeria PUSHKIN

Notícias fresquinhas de Moscovo (já que a Ana se faz rogada :) )!
Hoje abriu 1 nova galeria do Museu Pushkin em Moscovo: a Galeria de Arte da Europa e América dos séculos XIX-XX. Desde os românticos do inicio do século XIX, passando pelos impressionistas (413 quadros só deste período), até às vanguardas do século XX. Estão representadas as escolas europeias, norte-americanas e latino-americanas. Estão representados os principais movimentos desse período: Romantismo, Impressionismo, Pontilismo, Cubismo, Fauvismo, Surrealismo e Simbolismo.
Muitos se perguntam como é que os russos têm obras tão importantes. A resposta é fácil: os nobres e burgueses russos eram coleccionadores atentos. Enquanto que em Paris se «enxovalhavam» publicamente os primeiros impressionistas... os industriais russos (como por exemplo Serguei Schukin e Ivan Morozov) faziam as suas comprinhas a preços reduzidos!
A preços, já correctamente inflaccionados, foram mais tarde vendidas muitas destas aquisições a magnatas estrangeiros. Calouste Gulbenkian foi 1 (entre outros) que fez as suas comprinhas no Hermitage e no Pushkin.
Muitas das obras que agora estão em exibição nuncam foram antes expostas. As razões desta situação são razões de ordem política. Não nos esqueçamos que entre 1918 (período de Lénine) e 1948 (período de Estaline), a nacionalização do museu e a ordem de encerramento destas salas de pintura ocidental eram resultado da sua interpretação como «propaganda burguesa de arte reaccionária».
Hoje, felizmente, já se dissociou a perspectiva artística da perspectiva política.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?