2006-08-12

 

NÓS & A GULBENKIAN (Opus IV)

Depois de sairmos do Museu Gulbenkian foi o momento da separação. A Ana e a sua irmã estavam prontas para ir almoçar... Eu continuava a estar com a corrente ligada e a querer «fotografar tudo» e, embora o estomâgo também já desse horas, fui direitinho ao CAM! Também aqui havia algumas novidades em alusão ao 50º aniversário da Fundação.





OPUS IV- Centro de Arte Moderna Azeredo Perdigão


1. PINTURA de João Queiroz

A turma já viu esta exposição temporária (até 31 de Agosto) de 6 telas de grandes dimensões. Todas elas são evocativas e enchem aquele espaço. Tive alguma dificuldade em escolher uma para ilustrar este parágrafo.



2. BOOK CELL de Matej Krén

O hall de entrada do CAM encontra-se totalmente obstruído com esta instalação até Janeiro de 2007. Uma casa hexagonal construída com milhares de livros empilhados (manuais universitários da Gulbenkian, claro!). Um espaço perfeitamente finito por fora e totalmente infinito por dentro. As crianças não devem entrar sem ser acompanhadas por 1 adulto. Não se recomenda a quem tenha vertigens (pânico garantido!). Recomenda-se a quem quiser mesmo viver 1 experiência em arte contemporânea inesquecível! Que posso mais dizer? 5 estrelas?


3. RELATION de Craigie Horsfield

Um fotógrafo inglês. 30 anos de trabalho em exposição até 24 de Setembro. Fotografia quase sempre monocromática. Fotografia quase sempre de grande dimensão. Bastante interessante mesmo para quem não goste de fotografia.





4. Colecção do CAM

Que dizer desta colecção, onde este quadro da Paula REGO se destaca logo? A turma já a viu. Acho que se gosta muito de metade (a primeira metade do séc. XX). Acho que não se gosta muito da outra metade (a segunda metade do séc. XX). Eu, desta vez, nem metade... eheheheheheh! Passo a explicar no próximo parágrafo!



5. FUNDAÇÃO de Pedro Cabrita Reis

Ora bem... 1 foto vale + do k 1000 palavras... Quando se entra no CAM aquilo está assim como se pode ver... Eu não queria acreditar... Só pensava «Ainda bem que a Ana não veio!» e fiquei totalmente desiludido... Fui à procura de algo para ver na cave e no 1º andar (cfr. as 2 exposições já descritas)... Ainda por cima aquilo estava em obras, com máquinas e pessoal brasileiro a falar alto... E havia filmagens no meio daquilo tudo... E eu pensei cá para mim «Bem que podiam filmar à noite»... E dei ainda por mim a pensar «Bem que podiam fechar isto até a nova àrea estar pronta»... Só que tive 1 pequena (GRANDE!!!) surpresa quando ía mesmo a sair... Afinal «aquilo»... «isto» era a «exposição»... Esvaziaram o CAM da sua colecção permanente para, em sua substituição, apresentar em contínuo «aquilo»... Só não fiquei ainda + chocado porque não tinha pago a entrada... A EVITAR! Ainda por cima, como qualquer obra que se preze, não tem data de conclusão... :(


Poderia bem ser (le fin)...

... mas parece-me afinal que ainda vai haver um (à suivre...)

Etiquetas:


Comments:
BOOK CELL de Matej Krén

Vi em 3 fases (ao fim-de-semana) a construção e depois o produto acabado. É impressionante !
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?