2006-08-26

 

PINTURA COM ACRILICO

Hoje apetece-me escrever um pouco sobre pintura com tinta acrilica, que muitos consideram a grande invenção da nossa época em matéria de artes plásticas.

Ora aqui está um tipo de pintura que o mestre ainda não quiz que fizéssemos.
Apesar disso, e como é costume dizer-se o fruto proibido é o mais apetecido e nós (alunos) cá por casa já fomos experimentando, é ou não é amigos?

Eu confesso que também não sei muito sobre ela, mas na realidade a pintura acrilica também desperta em mim muita vontade de aprender, pois este processo permite uma rápida resolução dos fundos e formas o que é bom para paisagem (que é um estilo que me agrada).

As tintas secam muito rápido mas são estáveis em luminosidade e cor. Dada a sua rápida secagem permitem-nos efectuar os trabalhos mais rapidamente pois logo que a base está seca podemos começar logo a empastar ou trabalhar à espátula, o que não acontece com a tinta de óleo.

Há ainda quem comece o quadro com uma base acrilica e que o vá continuando a enriquecer com a tinta a óleo.

Para quem quizer experimentar não podemos esquecer que o acrilico se trabalha numa base aquosa e que os diversos pinceis que estamos a usar deverão estar com as cerdas mergulhadas em água enquanto estamos a trabalhar. Não devemos nunca deixar secar o acrilico nos pinceis pois daí só para o lixo.

Boas experiências

Etiquetas:


Comments:
Humm... Madalena,

Da maneira que descreves esta técnica de pintura dá ideia que já experimentaste... É verdade?

Se sim... quero ver trabalhos :)

Eu já experimentei 2 vezes. Das 2 nunca resultou nada de muito bom. Mas queria avançar com 1 projecto e o acrílico (pela sua velocidade de secagem) continua a parecer-me o + adequado.

Beijinhos,
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?