2006-09-14

 

Apontamentos de há 40 anos - Versão Jota

Hello, Madalena! O que o Jota promete (cfr. teu post de 2006-08-17), o Jota cumpre...

:)

Eis a tua primeira mistura: CÉU! A avaliar por esta amostra acho que ficará bom... Não experimentei as outras variantes de céu (límpido, chuvoso e celeste) mas pela amostra devem ser boas opções...










A 2ª mistura é MONTANHAS AO LONGE... O mestre insiste mais nas cores azuis frias... Mas acho que o verde frio que se consegue desta maneira também pode dar resultado... Complementar de verde é o vermelho, logo, talvez em pôr-de-sol? Ou então montanhas de penúltimo plano?







Segue-se a 3ª mistura de MONTANHAS COM SOL... Uma escolha que eu nunca pensaria fazer mas... quem sabe? Desertos, searas e campos outonais poderão ser hipóteses!









Depois, sempre apressado como sou, fui directamente para a ÁGUA AGITADA... Não tenho muita experiência em marinas... A Ana que já fez algumas é que talvez possa deixar aqui 1 opinião. Serve ou não serve?









Entro pelas RAMAGENS nos seus tons claros e escuros... Bom... depende da estação do ano, eheheheheh! As flores amarelas da Primavera e as securas do Estio...










Chegamos assim às PORTAS E JANELAS. Aqui a minha mente analítica diz-me que os vidros costumam reflectir as cores ambientes... Mas como base de pintura poderá estar bem... Talvez + 1 pouco de azul (cor base da atmosfera)?









E por fim conto o meu «segredo»... As paletas são todas digitais... Para obter as cores da Madalena espremi os tubos digitais... Para chegar às misturas da Madalena misturei as tintas com o pincél digital... Isto só serve para eu engolir as minhas palavras de 1 dos posts de «Art Digitalis (CANTO III)» (2006/07/16). Já existe 1 software que faz isto: COREL PAINTER IX.5. Sigam TODOS os links desta página porque as demonstrações são impressionantes!!!! Todavia... ainda bem que o VERDE BONITO ficou para o fim... Eu conheço bem esta mistura e a Madalena tem razão porque se trata de facto de 1 verde bonito... Só a custo se consegue perceber digitalmente o tal «verde»...

Quem aceita 1 desafio? Pintar 1 quadro com estas cores e compararamos uns com os outros? Data limite? 31 de Dezembro?

Eheheheheh... (estou a começar a ficar com 1 grande agenda para este final de ano... Sorry...Private joke...)

Etiquetas:


Comments:
Jota

Que bom teres feito o que prometeste e como é bom verificar que aqueles apontamentos não estão de todo desajustados.

Quando falavas na surpresa era porque já sabias da existência deste software?

Eu por mim vou aceitar o desafio, só não percebi se é para fazer em tela ou para experimentar o tal software digital.

PS: No comentário ao acrilico já te expliquei o que aconteceu, portanto não é qualquer receio de mostrar as minhas "habilidades"

Bj
 
Madalena...

Que bom poder contar contigo! :)

Acredita que não é «marcação» mas tem acontecido que os teus posts também me têm inspirado... E então aproveito-me!

:)

Quanto ao software... É verdade que quando o (re)descobri fiquei embasbacado. Esta versão é muito boa (e por isso muito cara)... Se quiseres experimentar eles no site deixam fazer download grátis por 30 dias. Depois... só pagando...

Sendo assim é contigo... Eu estava a pensar no óleo em tela mas... também seria interessante fazer tudo digital...

Estou a ver k isto ainda vai dar k falar...

:p
 
Hummmm...

Este comentário da Ana deixou-me a pensar... Eu era para já ter concluído a publicação da série de artigos «Art Digitalis». Aliás, eles estão todos escritos há já algum tempo. Tem sido 1 gestão de calendário interessante, com o aumento da equipa redactora e com a criacção de várias séries de artigos... Bom, isto para dizer o k?

Acham que o facto de pintarmos com os dedos é mais nobre do que pintarmos com pincéis? Respondam, com o vosso comentário, por favor... Esta (muito importante) questão é colocada num dos artigos futuros... Mas acho que seria interessante vê-la desde já discutida entre nós...

A Ana vai avançar com 1 acrílico, eu estou à vontade no digital, a Madalena está na dúvida entre o óleo e o digital... Isto dá-me ainda outra ideia... Que tal cada 1 usar as misturas da Madalena com materiais totalmente diferentes? Alguém pode escolher a aguarela, outra pessoa o pastel, outra os lápis de cor, outra a técnica mista, etc... Que rico artigo daria no início de Janeiro...

Como viste Ana, o teu simples comentário pôs o meu cérebro a fervilhar!

:)
 
Olá, olá!!!

...Mas isto está lindo...!!

...eu que entre o "Tico" e o "Teco", já só punha o "Tico" a funcionar...porque o Teco já estava a "dooormirrr"...lá tenho que o acordar...OUTRA VEZ!!!

BOA!!! Aceito o desafio!

..."MISTA"...será a minha tentativa...não só nos materiais a usar, mas tb nas "ferramentas" utilizadas..., (talvez isto já responda um pouco à tua questão...Jota), mas só depois...é que digo mais!!

ML
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?