2006-09-16

 

EU & MADRID (5ª Parte)


Após a visita da exposição de PICASSO dispus-me a visitar o resto do

MUSEO NACIONAL CENTRO ARTE REINA SOFIA - Colecção Permanente (2º e 4º piso)





1. A viragem do séc. XX


Para além de 1 extraordinário
Pablo PICASSO no seu período azul, descobri alguns quadros formidáveis nesta sala: o pintor catalão de ciganas Isidre NONELL e um pintor espanhol Hermenegildo ANGLADA (quadro do lado).










2. Começo da vanguarda

O espanhol Juan GRIS (quadro do lado) despertou-me a atenção... Acho que de início pensei que seria PICASSSO... mas não... é o início da vangarda espanhola... Muito bom!
















3. Surrealismo

Salvador DALI... Uma mão cheia de quadros... Deu para ficar uns 15 minutos a «beber» aqueles pormenores, aquele realismo do traço, aquelas mensagens ocultas... Uma multidão de gente em frente à coqueluche (quadro do lado), claro! E para além de DALÍ...
Yves TANGUY... Max ERNST...


4.Arte espanhola (1920-1939)

Ponce de LEÓN no quadro ao lado. Estranho, misterioso e violento... É 1 daqueles quadros que fica gravado na memória...






5.A poesia no surrealismo

Para ver Joan MIRÓ é na Fundación Miró em Barcelona, claro... mas daquilo que estava disponível... eu gosto imenso do quadro ao lado (e o meu sobrinho também... tem 1 ao pé dos brinquedos). Um pintor espanhol ficou-me na idea:
José Gutierrez SOLANA. Bons trabalhos e, pelo que me apercebi, muito respeitado por aquelas bandas... Eu estive quase tentado a comprar 1 livro sobre ele. Digamos que para mim foi o pintor (espanhol) revelação deste passeio.






6. Arte espanhola no contexto internacional

Se calhar devia falar aqui dos pintores espanhóis... Mas aconteceu 1 história tão gira nesta parte do museu, que eu não resisto a contar. Estava eu defronte de um Yves KLEIN (foto ao lado) quando ouvi 1 algazarra em português. Era 1 casal e 1 menina de (talvez) uns 7 anos. A mãe estava escandalizada (e concerteza ainda mais a ver a minha atenção face ao quadro). Eu parei de olhar para o quadro e só ouvi a miúda dizer: "Mãe, não digas isso! Isto é arte! As pessoas gostam!"... Estive «quase não quase» para lhe dizer «Vou-te contar 1 coisa. Esta cor nunca existiu. Este senhor inventou esta cor e por isso eu acho que ele pode usá-la da maneira que quiser. Não achas?». Mas eu acabei por não armar barraca e a miúda lá foi muito infeliz atrás dos pais que não paravam em quadro nenhum...



7. Abstracção, Pop Art e arte figurativa

Alguns quadros de Esteban VINCENTE (exemplo ao lado) prenderam-me numa sala onde coabitavam com algumas obras do catalão
Antoni TAPIÉS Puig (excelente museu em Barcelona).




8. Vídeo
Gosto de cinema... Nunca gostei muito de vídeo nos museus... Passei ao lado.

9. Arte minimal e o seu contexto

Com os pé muito cansados já não tive muita paciência para apreciar esta parte do museu. Todavia reconheço a importância de 1 movimento (arte minimal) que hoje já se pode dizer que é clássico... Ao lado uma peça do americano Donald JUDD.

10.Tendências artísticas recentes

Um quadro prendeu-me à distância na dúvida... Será? Não será? Parecia mesmo 1 Alex KATZ... Mas já tinha errado muitos palpites e tive que me aproximar... Não é que era mesmo? Parece que estou a ficar melhor nesta coisa da arte!




(as aventuras madrilenas continuam num futuro post)

Etiquetas: ,


Comments:
Tive muita pena de não ter visto a expos do Picasso, mas no Prado acabava mais cedo q no Reina Sofia e, à data, era impossível ir.

Gosto muito do «Homme a la pipe» do Miró :o)
Mais ou menos na mesma altura, vários fizeram o mesmo tema, como o Picasso e o Modigliani.
Mas o do Miró é, de longe, o que gosto mais.

Força com as tuas pesquisas nas várias técnicas.
Vou acompanhando.
 
Fui investigar a questão do Amadeo... De facto um dos seus quadros de 1918 «O notário de Nice» trata o mesmo tema do cachimbo.

Fui investigar também o blog http://www.gotasdagua.blogspot.com da nossa comentadora... Chamo a vossa atenção para (quem quiser recordar) um post sobre a exposição RAU naquele espaço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?