2006-09-19

 

EU & MADRID (6ª Parte)

Para minha surpresa, o museu Reina Sofia teve 1 ampliação do seu espaço com a construção de um edifício anexo... o que implicou mais 1 esforço às minhas pernas...

MUSEO NACIONAL CENTRO ARTE REINA SOFIA - Outras exposições temporárias






1. A visão Impura

Esta exposição exibe algumas das mais recentes aquisições do museu. Mas como a arte contemporânea deixou de ter formas puras visuais... Já não há só pintura, não há só escultura, não há só fotografia, não há só vídeo... As instalações e as performances são exemplos claros do carácter híbrido da arte contemporânea. Reconheci alguns artistas (Cindy SHERMAN, foi 1 delas) mas o meu regojizo visual foi todo para 1 instalação de Yasumara Morimura, em que 1 grupo de manequins/personagens (todos iguais) exibem diversas poses de 1 mesmo sorriso hilariante.

Uma
visita virtual pode ser feita aqui.


2. Manolo Valdés (1981-2006)

Por incrível que pareça eu já tinha tido 1 contacto com uma das fases deste pintor valenciano. No decurso desta visita reconheci o seu traço numa das figuras de perfil. Era um perfil de 2 quadros que eu tinha visto na ARCO 2006. E tinha gostado tanto deles que os retive (para além da câmara digital) na memória. Todavia, apesar de uma aproximação à obra de VELÁSQUEZ, achei estes trabalhos menos conseguidos. Ou então sou eu que não gosto mesmo da arte contemporânea...

Uma
visita virtual pode ser feita aqui.


3. Gordon Matta-Clark

Esta exposição foi para mim 1 desafio... E não me estou a referir ao estado das minhas pernas... eheheheh... Podem não acreditar mas eu só reconheci o valor do que estava exposto já perto da saída... Este senhor para além de cortar telas pela intersecção de formas geométricas (e cortou muitas)... cortou edificios... E aqui, quando eu me apercebi disto, fiquei mesmo embasbacado... Voltei para trás e revi tudo outra vez desde o ínicio... Não resisto a dar-vos 1 ideia através de 2 fotos tiradas da net:

A título de exemplo... Cortou uma casa em cunha!









Ainda a título de exemplo... Cortou uma casa com as tais intersecções geométricas!

















Para além deste tipo de trabalhos... encheu 1 parede com papéis coloridos e partilhou essa papelada com os visitantes: eu trouxe alguns e corri logo a pendurá-los numa das paredes do meu quarto!

Uma
visita virtual (da exposição... não é 1 visita virtual do meu quarto, eheheh!) pode ser feita aqui.


(as aventuras madrilenas continuam num post futuro)

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?