2006-09-27
EU & MADRID (7ª Parte)
Novo dia em Madrid... Mais do que preparado para o museu que tem o quadro que eu + gosto... e onde decorriam algumas exposições temporárias. Uma delas (as obras da colecção particular do mexicano Pérez SIMÓN) , despertou imenso o meu interesse porque, dado o seu âmbito, seria 1 perfeito contraponto de avaliação da colecção RAU que foi vista por nós (cfr. post 2006-07-03 ). E começo a minha visita por aí!
MUSEO THYSSEN-BORNEMISZA: Exposição temporária - De CRANACH a MONET
A colecção Pérez SIMÓN, sediada no México e apesar de só ter começado a ser reunida a partir de 1990, é 1 das mais importantes colecções (pintura, escultura, gravura e outros objectos) da América Latina. Esta é a 1ª vez que a colecção é exposta na Europa, tendo para o efeito sido seleccionadas só algumas obras (57 óleos) representativas da diversidade do espólio.
1. Escolas italiana e alemã - Séc. XIV a Séc. XVI
Quadros que vão desde os ícones até ao final da Idade Média. Spinello ARENTINO, Benvenuto di GIOVANNI (quadro ao lado), BRONZINO e Lucas CRANACH, o Velho. Este último dá o mote inicial da exposição.
2. Escolas holandesa e flamenga - Séc. XVII
Poucos mas (muito) bons. Pieter BRUEGHEL II (quadro ao lado... e acreditem que a foto tirada da net não faz juz ao quadro), RUBENS, Anthony van DYCK, David TENIERS II, Pieter CLAESZ e Ferdinand BOL (1 excelente quadro entitulado «O Filósofo»... não consegui encontrar nenhuma foto para vos mostrar...).
3. Escolas italiana, espanhola e francesa - Séc. XVIII a Séc. XIX
Alguns exemplos de grandes mestres daquelas escolas. Gian Paolo PANNINNI, CANALETTO, Gianbattista TIEPOLO, Jean-Marc NATTIER, Francisco de GOYA (quadro de 1783 «Retrato de Doña Maria Teresa de Vallabriga y Rosas» ao lado). Aqui entre nós... uma opinião pessoal... não são os melhores quadros destes pintores...
4. Academicismo e Realismo - Séc. XIX
Um período de transição retratado de excelente forma por Jean-Baptiste Camille COROT (sempre COROT!), Alexandre CABANEL (quadro ao lado «Cleopatra ensaiando o veneno nos condenados à morte»), Jean-Léon GÊRÓME, Jules BRETON, Léon Augustin LHÉRMITE, William-Adolphe BOURGUEREAU e Julien DUPRÉ (imagem que ilustra o folheto do inicio do post).
5. Pintura Victoriana - Séc. XIX
Bom... aqui perdi-me completamente porque eram muitos os quadros dos pré-rafaelitas que estavam à minha espera! My goodness!!! Como eu gosto deste grupo de pintores, by jove! Dante Gabriel ROSSETTI (excelente como sempre!) , John Everett MILLAIS, Frederic LEIGHTON, Edwin LONG (incrível quadro exótico de grande formato «Vashti», que foi para mim 1 revelação!), Arthur HUGHES, James Jacques TISSOT, Sir Lawrence ALMA-TADEMA (quadro de grandes dimensões ao lado, «As rosas de Heliogobalus» de 1888), Albert Joseph MOORE (grandioso como sempre!), John Melhuish STRUDWICK, John William WATERHOUSE (formidável como sempre!) e Henry Arthur PAYNE. Porque é que o mundo é tão cruel e não me dá oportunidade de ter + quadros destes em Lisboa? Andei para trás e para a frente, indeciso se devia sair o quanto antes ou se me deixava ficar por ali o dia todo...
6. Impressionismo e Pós-impressionismo - Séc. XIX e Séc. XX
Ninguém fica indiferente a este período em que era Paris que dava cartas! Camille PISSARO, Paule CÉZANNE, Pierre Auguste RENOIR (2 obras, 1 das quais o singelo «Retrato de Lucie Bérard), Claude MONET (2 obras, uma das quais ao lado, «Antibes» de 1888), Paul GAUGIN e Vincent van GOGH.
(as aventuras madrilenas continuam num futuro post)
MUSEO THYSSEN-BORNEMISZA: Exposição temporária - De CRANACH a MONET
A colecção Pérez SIMÓN, sediada no México e apesar de só ter começado a ser reunida a partir de 1990, é 1 das mais importantes colecções (pintura, escultura, gravura e outros objectos) da América Latina. Esta é a 1ª vez que a colecção é exposta na Europa, tendo para o efeito sido seleccionadas só algumas obras (57 óleos) representativas da diversidade do espólio.
1. Escolas italiana e alemã - Séc. XIV a Séc. XVI
Quadros que vão desde os ícones até ao final da Idade Média. Spinello ARENTINO, Benvenuto di GIOVANNI (quadro ao lado), BRONZINO e Lucas CRANACH, o Velho. Este último dá o mote inicial da exposição.
2. Escolas holandesa e flamenga - Séc. XVII
Poucos mas (muito) bons. Pieter BRUEGHEL II (quadro ao lado... e acreditem que a foto tirada da net não faz juz ao quadro), RUBENS, Anthony van DYCK, David TENIERS II, Pieter CLAESZ e Ferdinand BOL (1 excelente quadro entitulado «O Filósofo»... não consegui encontrar nenhuma foto para vos mostrar...).
3. Escolas italiana, espanhola e francesa - Séc. XVIII a Séc. XIX
Alguns exemplos de grandes mestres daquelas escolas. Gian Paolo PANNINNI, CANALETTO, Gianbattista TIEPOLO, Jean-Marc NATTIER, Francisco de GOYA (quadro de 1783 «Retrato de Doña Maria Teresa de Vallabriga y Rosas» ao lado). Aqui entre nós... uma opinião pessoal... não são os melhores quadros destes pintores...
4. Academicismo e Realismo - Séc. XIX
Um período de transição retratado de excelente forma por Jean-Baptiste Camille COROT (sempre COROT!), Alexandre CABANEL (quadro ao lado «Cleopatra ensaiando o veneno nos condenados à morte»), Jean-Léon GÊRÓME, Jules BRETON, Léon Augustin LHÉRMITE, William-Adolphe BOURGUEREAU e Julien DUPRÉ (imagem que ilustra o folheto do inicio do post).
5. Pintura Victoriana - Séc. XIX
Bom... aqui perdi-me completamente porque eram muitos os quadros dos pré-rafaelitas que estavam à minha espera! My goodness!!! Como eu gosto deste grupo de pintores, by jove! Dante Gabriel ROSSETTI (excelente como sempre!) , John Everett MILLAIS, Frederic LEIGHTON, Edwin LONG (incrível quadro exótico de grande formato «Vashti», que foi para mim 1 revelação!), Arthur HUGHES, James Jacques TISSOT, Sir Lawrence ALMA-TADEMA (quadro de grandes dimensões ao lado, «As rosas de Heliogobalus» de 1888), Albert Joseph MOORE (grandioso como sempre!), John Melhuish STRUDWICK, John William WATERHOUSE (formidável como sempre!) e Henry Arthur PAYNE. Porque é que o mundo é tão cruel e não me dá oportunidade de ter + quadros destes em Lisboa? Andei para trás e para a frente, indeciso se devia sair o quanto antes ou se me deixava ficar por ali o dia todo...
6. Impressionismo e Pós-impressionismo - Séc. XIX e Séc. XX
Ninguém fica indiferente a este período em que era Paris que dava cartas! Camille PISSARO, Paule CÉZANNE, Pierre Auguste RENOIR (2 obras, 1 das quais o singelo «Retrato de Lucie Bérard), Claude MONET (2 obras, uma das quais ao lado, «Antibes» de 1888), Paul GAUGIN e Vincent van GOGH.
(as aventuras madrilenas continuam num futuro post)
Etiquetas: Exposições, Viagem