2006-09-23

 

EU & Paulo Brighenti - 1/8

Hoje iniciei um ciclo de aulas com um pintor da «praça»: Paulo Brighenti. Não se fez nada de especial só desenho de naturezas mortas à vista com carvão. O que é sempre uma óptima oportunidade para praticar com este material.

A turma de alunos é bastante pequena e (mesmo) muito heterogénea. Estão duas meninas de 10 e 12 anos (que me recordaram a nossa Beatriz) e 1 senhora (com sotaque brasileiro) de idade indeterminada.

Os primeiros exercícios foram de treino da linha. E aqui levei uns «raspanetes»... A minha linha não é contínua, é feita por aproximações progressivas e ele não queria nada daquilo. Queria que a mão seguisse os movimentos da vista a toda a hora. Lá me fui habituando e tentei seguir aquela orientação.




Continuou explicando que um dos problemas é a mão desenhar o que está no cérebro e não o que está à vista. E por isso deu algo à nossa vista que o nosso cérebro nunca tinha visto: um osso esquisito. Lá tentei não me esquecer da tal continuidade da linha...




Depois executou-se exercícios de mancha, leia-se sombras. Foi onde eu me senti mais à vontade na aula toda. Toca a usar o dedo, o papel macio e até a borracha de massapão para chegar ao resultado pretendido. Bom, acho que nunca fiquei com as minhas mãos tão negras de pó de carvão.







Quando se passou para a modelação da forma lá voltou o meu pesadelo da «linha»... Aqui tivemos 1 animada conversa onde troquei experiências e onde fiquei a saber que ele tem a decorrer 1 exposição na Galeria Baginski. Tenciono lá ir um dia destes ver os trabalhos ao vivo... E está claro que também passei a publicidade da nossa exposição, eheheh!




De seguida explorou uma forma bem complexa: a de 1 tronco todo retorcido. Aquilo começou a sair tão mal (talvez já do cansaço de 2 horas e meia a desenhar sem parar) que tive que trocar de folha e começar tudo outra vez.




Quando terminou a aula senti-me muito bem. Sei que não vou aprender nada de muito «misterioso» mas em termos pedagógicos foi do melhor... Até «exigiu» que tínhamos que apresentar 1 TPC! Por isso para a semana há mais!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?