2006-09-30

 

EU & Paulo Brighenti - 2/8

Hoje voltei à aula de pintura com Paulo BRIGHENTI... Eu, da mesma maneira que os outros alunos, levei o meu TPC (imagem a carvão em tamanho A2 ao lado... 1 concha de Nautilus pompilius) e ele levou o jornal EXPRESSO (saiu hoje 1 artigo sobre a exposição dele... mas como agora o EXPRESSO esgota sempre por causa do DVD acabei por não conseguir ler... se alguém tiver e não se importar de mo guardar...). Ele comentou que aquela exposição utiliza muito crâneos e a sua imagem reflectida. Disse que tem 1 especial fascínio pelas cores e luminosidades reflectidas pela água.

Esta aula começou por «aquecer» a mão e vai daí... toca a desenhar (só linha) a carvão outra vez... Eu avanço sempre + 1 bocadinho...

Entretanto preparou-se uma folha de papel A2 para cada um dos alunos com umas pinceladas de gesso acrílico... Assim a folha de papel já aguenta com o óleo por cima dela! E voltámos ao desenho... Como não levei máquina fotográfica para a aula não tenho registo desse trabalho.

Assim como, e ainda pela mesma razão, acabei por não fotografar as etapas de pintura a óleo. As quais, basicamente, foram: pensar numa mancha de cor de tom intermédio (nem muito claro, nem muito escuro), fazer essa cor e aplicar (ele gostou desta minha fase... para ser franco eu gosto sempre desta minha primeira fase de aplicar a cor em traços soltos), ir «buscar» visualmente elementos de pormenor à natureza morta (eu aqui ía buscar elementos em demasia...), fazer os destaques (eu colocava sempre demasiaods destaques...) de tom escuro e (com muito cuidado) colocar alguns (poucos) destaques de tom claro. E fazer isto por elementos: 1º o pimento, depois o nabo (o outro... éramos pelo menos 2... a saber... eu e o próprio nabo), depois a pedra, depois a toalha e eu ainda avancei para a atmosfera. Isto mostrava-se bem com um acompanhamento de fotos... Paciência fica para a próxima! Porque na próxima vamos passar (quase) todo o tempo com a garrafa e com as suas transparências!

Mas falou-se imenso na aula. Perguntou que género de pintura é que eu pintava e ao saber que tinha estado a trabalhar este ano quase sempre com «rosto humano» ele sugeriu o nome de 1 pintora de retrato: Marlene Dumas (vejam que ela também está na nossa galeria ao lado
SAATCHI).

Ficam aqui as dicas e por isso, aproveitem vocês também!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?