2006-10-06

 

Art Digitalis (CANTO XV)

Ao fim de alguns capítulos penso que podemos fazer um ponto de situação. Que temos visto até agora nesta matéria de arte digital? Reprodução de técnicas (desenhar, pintar, esgrafitar, etc.), instrumentos (pincéis, espátulas, airbrush, etc.) e materiais analógicos (carvão, aguarela, óleo, pastel, suportes, etc.) através de hardware e de software dedicado. Vimos ainda como o software pode alterar (dramaticamente) os trabalhos digitais (sejam eles fotografias, sejam eles desenhados/pintados por nós). Hoje vamos finalmente romper com este conceito de arte digital e explorar outros formas de expressão digital totalmente diferentes (e novas para alguns de vocês).

Uma das formas de arte digital é utilizar o computador para «ver» coisas que de outro modo seria, ou muito díficil, ou mesmo impossível de «ver». Nesta categoria encaixam-se muitas formas de arte digital. Por agora, e para perceberem a diferença deste conceito, vamos ver 1 único exemplo: a matemática fractal.

De um modo ou de outro já (quase) toda a gente ouviu falar de teoria do caos, de números imaginários, de imagens fractais, e de atractores como solução. Eheheheh, não se assustem... O que importa é saber que os computadores, pela sua capacidade de fazer contas complicadas em poucos milissegundos, são utilizados para criar imagens (gráficos, 3D e mesmo filmes) dos resultados matemáticos dos problemas com que são alimentados.


Um dos casos matemáticos mais estudado e conhecido é a série de Mandelbrot (uma função matemática complexa, com contas muito simples, cujas soluções visuais são muito conhecidas). Para terem uma ideia (visual) do que estou a falar podem ir ao site do link que a seguir indico, e experimentarem on-line vocês mesmos:

Madelbrot em Web
http://fract.ygingras.net/

Um software grátis de referência (embora se possa descarregar uma versão WINDOWS, a versão DOS é a melhor de todas, acreditem...) pode ser descarregado através do link anexo:

FractInt
http://spanky.triumf.ca/www/fractint/fractint.html

Muitas variações sobre este tema já se fizeram. As texturas criadas pelo software deste site são simplesmente formidáveis:

Fract-O-Rama
http://fractorama.com/downloads.php

Existem mesmo muitas soluções na web para explorar este tema:

+ Software para Fractais
http://spanky.triumf.ca/www/other_progs.html


E as galerias de arte na web não perdem nada em explorar este negócio:

Fractal Art
http://www.fractal.art.pl/obrazy.html

Posto isto... alguém se sente tentado(a)? Ficam aqui alguns míseros exemplos feitos por mim, só para vos demonstrar como é (relativamente) simples colocar o computador a trabalhar para nós... criando um novo tipo de arte digital!










Onde está a «arte» em tudo isto? É uma pergunta legítima que me têm colocado ao longo deste artigos e, muito mais razoavelmente, agora podem voltar a colocar... Na minha opinião, a dita «arte» está no facto de que o sentido estético das imagens só surge por nossa definição prévia (exemplo, embutir instruções no próprio algoritmo) ou por nossa actuação directa (exemplo, escolha da paleta de cores). Mas aceito que possa existir «arte» mesmo sem intervenção humana... Fica para uma próxima...







Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?