2006-10-10

 

Artistas Portugueses - Vol. 12

Columbano Bordalo Pinheiro - (Lisboa, 1857 - Lisboa, 1929)

Este Bordalo Pinheiro não é o «outro». É aquele que foi para Paris com 1 bolsa do Rei. São de sua autoria alguns quadros famosos: 1 deles está no Palácio de Belém, outro na Assembleia da República e outro ainda no Museu da Marinha (óptimo museu!). Qualquer semelhança com a pintura, cerâmica e a caricatura do «outro» é pura distracção da minha parte...



http://www.arqnet.pt/portal/biografias/columbano.html


Etiquetas:


Comments:
O Columbano Bordalo Pinheiro é um dos maiores pintores portugueses.
O Museu do Chiado também tem algumas obras dele. Vale a pena uma visita.

E ainda há uma outra irmã: a Maria Augusta Bordalo Pinheiro, pintora e decoradora.

Quanto às vossas pinturas, gostei muito. Parabéns a todos :)

(João, sou do gotasdagua, mas como mudei para o blogger.beta e tenho outro blog, o http://daquidelisboa.blogspot.com/, com pinturas minhas, escolhi outro nick. Mas o "gotas" mantém-se. Façam-me uma visita e comentem. Serão sempre bem vindos)
 
Luísa R.,

Obrigado pelo reforço que faz à grandeza deste mestre da pintura portuguesa! Eu acabei por reler o artigo e talvez, na minha comparação dos 2 BORDALO PINHEIRO, me tenha esquecido do justo e merecido elogio a este BORDALO PINHEIRO.

Foi óptimo ver as suas próprias obras expostas no seu novo espaço. Recomendo a todos os leitores deste blog um saltinho até lá!

Apareça sempre, ok?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?