2006-10-25

 

COR - Branco

— Coordenadas da cor —
Trip. Hex #ffffff
RGB ( 255, 255, 255 )
CMYK ( 0, 0, 0, 0 )
HSV ( 0, 0, 100 %)



Branco mais branco não há... E nesta frase residem duas verdades do branco: a primeira é que há brancos e há brancos... a segunda é que não existe a cor branco. Nunca esquecer: o branco é a soma de todas as cores! Um objecto branco não absorve cor nenhuma e por isso a nossa retina consegue ver ao mesmo tempo todas as cores reflectidas pelo objecto!

Quanto ao meu branco preferido (ou talvez seja só aquele que eu mais uso)... basta ver a dimensão dos meus tubos de tinta branca... São sempre pigmentos inorgânicos metálicos e daí a sua toxicidade associada.

Pigmento #4. Branco de Zinco: é um óxido de zinco semi-opaco (branco-azulado), descoberto pela primeira vez em 1751. O nosso mestre Carlos Henriques diz que é bom para os reflexos metálicos e tirando isso nada mais...

Pigmento #6. Branco de Titânio: é um bióxido de titânio opaco (branco-azulado) e é uma alternativa ao alvaiade. Inicialmente dava problemas com a resistência da sua camada e tinha de ser misturado com Branco de Zinco.

Pigmento #1. Alvaiade: é um carbonato de chumbo opaco (branco-amarelo)... e, apesar da sua elevada toxicidade, um dos melhores brancos. O processo de fabrico antigo era o responsável pelo envenenamento com chumbo, uma doença crónica associada às gueixas no Japão medieval.

Esta série de artigos avança proximamente para o AMARELO
!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?