2006-10-24

 

EU & MADRID (9ª Parte)


Para finalizar o meu percurso no Thyssen-Bornemisza, e após restauro das forças no restaurante do museu (calamares y lechuga , hummm) decidi ver a 2ª exposição temporária que estava a decorrer.







MUSEO THYSSEN-BORNMISZA: Exposição temporária - TINTORETTO, O Paraíso



O museu tem efectuado uma série de exposições temporárias dedicadas a expandir os «Contextos da colecção permanente» através de algumas obras. Na sua 19ª edição escolheram a tela (de grande dimensão!!!) «O Paraíso» de TINTORETTO. Após o incêndio do palácio dos Doges em Veneza a 20 de Dezembro de 1577, foi lançado o concurso para a realização da nova pintura da tribuna da sala do Grande Conselho. O tema seria a Glória e a Coroação da Virgem, rodeada das hierarquias celestes. Participaram nele PALMA, o Jovem, VERONÉS, Francesco BASSANO e TINTORETTO. Algumas outras salas estavam a concurso e TINTORETTO também a elas concorreu, apresentando alternativas às visões de ZUCCARO (tela do museu do Louvre). Quando morre VERONÉS (um dos vencedores do concurso) antes do início da obra, TINTORETTO avança com 1 solução alternativa (a que se encontra neste museu e que dá o mote à exposição).

Bom, só por si a ideia de reunir num pequeno espaço tanta tela de tão grande tamanho é simplesmente genial! A reunião, decorridos mais de 400 anos, das obras a concurso é por si só 1 feito de valor incalculável!

(por incrível que pareça... as aventuras madrilenas ainda continuam num futuro post)

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?