2006-10-21

 

EU & Paulo Brighenti - 5/8

Mais um sábado com aula de manhã cedo... Tive que acordar ainda 1 pouco mais cedo para poder levar o TPC.. Para que saibam era pegar em 2 fotografias de paisagens e desenhar umas 4 vezes a carvão cada uma delas...






Bom, um dos meus problemas foi escolher só 2 fotos. Para já quase que já não tenho fotografia em papel e tive que recorrer ao meu antigo arquivo. E depois tinha muitas fotografias que gostaria de pintar. Entendi que um bom método de selecção seria pintar algo que já tivesse pintado antes e deste modo, acabei por ficar com 4!!!





Mesmo que fossem de pequena dimensão, claro que não tinha tempo para desenhar (4x4=)16 carvões!







De modo que entrei no compromisso de desenhar em grande formato (A2) pelo menos 1 carvão de cada. E lá acabei a tempo de ir à aula...






Hoje iriamos acabar a tela da aula anterior. A natureza morta estava no mesmo sítio... mortinha por nos ver, eheheheh! E lá se começou pelos reflexos da garrafa... eu sempre muito despachado avancei para a almofada e aqui, zás!, outro raspanete... Lá consegui trocar a mancha pelo traço... e na minha opinião, de facto ficou melhor! A paleta vertical foi logo a seguir... depois os reflexos no espelho.... o veludo roxo e... quando dei por mim tinha acabado!




Como tínhamos mais ou menos todos acabado o professor pegou em alguns livros (Hannah Höck, Marlene Dumas e Paula Rego foram as escolhidas) e esteve a dar o TPC das 2 meninas: pegar em revistas e fazer colagens do que lhes vier à cabeça. E depois disto pô-las a fazer carvão...


O professor quis então ver o meu TPC... ai, ai...







Escolheu 2 imagens para eu treinar o carvão outra vez: uma delas foi o solar do Outão... Mas ele não gostou muito dela. Acho que o que lhe chamou a atenção foi o enquadramento...





A outra foto escolhida foi a falésia do farol em Lagos.








E desta ele gostou bastante... O próximo trabalho está escolhido!







Deste modo passei a manhã de sábado metido em carvão até aos cabelos! E nem vos conto o que trago para TPC... Já que cortei na vida social ao sábado... vou ter que cortar também nas horas de sono...






Isto está pior do que a tropa! :)

Até para a próxima semana!

Etiquetas:


Comments:
Ora Bem!
Ainda mal eu tinha acabado de rir por causa do CaRimero...e já tu, J. estavas a mostrar-nos, mais uma vez, a tua rápida produção, agora com os carvões das tuas aulas de sábado, que eu acho fantásticos, e não só, tb com o acrílico...bem,realmente vê-se mesmo trabalho! Embora eu já tenha visto o teu Blog e tenha ficado embasbacada com a quantidade de trabalhos que tens e diversidade dos mesmos, isto é, em temas, em materiais usados, em técnicas várias, etc.vê-se que as aulas de sábado têm sido produtivas, em vários aspectos!
Parabéns! Cada sábado que passa estou mais arrependida de não ter ido tb!

ML
 
ML,

As aulas de sábado têm sido produtivas... Levanto-me com os galos e quando chego a casa deito-me 1 pouco antes de ir almoçar... Muito cansaço... Daí não ser dificil o trabalho aparecer feito!

Li uma vez algo de alguém (Vieira da Silva? Paula Rego?) que dizia algo parecido com isto: «em criança nem sequer era muito prendada... mas era terrivelmente tenaz...» Eu acho que isto diz muito sobre a correcta «atitude» face à arte...

Plagiando a Maria Luísa...

[Cada sábado que passa estou mais] satisfeito de poder partilhar convosco [tb!]
 
Oh Marie-Louise, estes carvões são de fazer inveja a qualquer um !
O João não pode mostrar tantos e bons carvões senão "vomecê" fica triste de tão ter tempo de fazer aquelas encomendas que já têm teias-de-aranha de tanto estarem à espera de ser realizadas !!!
 
BTX,

Longe de mim comparar-me à Marie-Louise... Comigo é tudo às 3 pancadas... Com a Marie-Louise é tudo desenvolvido ao pormenor... Efectivamente não há comparação entre mim e a Marie-Louise...

Quantidade não é (e neste caso não foi mesmo!) sinónimo de qualidade... E só o último carvão de Lagos (a penúltima foto no artigo) é que está algo de jeito. Foi tudo feito em cima do joelho... Sem grandes preparações...

Mas para impedir a liquidação de qualquer avultada indemnização da Marie-Louise junto da sua (furiosa) clientela... não voltarei a mostrar TANTOS carvões, eheheh!
 
Bem, bem, bem....!
Isto de tecerem comentários, à revelia da ML...
...e J. assim "pilhas" de "modêstia" fica "pêssimo"..."ê do piorio..!!!"
"O m'nino de facto não se pôde comparar à Marie-Louise, porque sabe...o m'nino já tá ...olhe...
(estalar polegar com o dedo médio 3 x!)...patamares acima!!!" "ôlhe...e vou partir mêmo, mêmo p'ámeaça...: ou o m'nino continua a mostrar TANTOS QUANTOS (todos!)os seus trabalhos...ou vai ver o trabalho em que se mete..."aqui com a furiôsa(eh,eh,eh) da sua amiga e fã...)
ML
 
Ó João, o "filme" dos carvões da Mª Luisa já é antigo ! O que se passou com ela, pode vir a acontecer consigo ! Experimente mostrar as suas obras de arte aqui no meu andar, por exemplo, e nem imagina o que lhe pedem logo para fazer .....
E não me interprete mal, mas eu não faço quaisquer comparações entre vocês os dois ! Antes pelo contrário admiro bastante o v/trabalho e gostaria que tivessem oportunidade de poder mostrar as vossas obras num universo muito mais alargado !
Acredito que esse dia chegará !
E qto àquele "rendez-vous" a 3 que lhes prometi, só para depois do dia 20 de Novembro !
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?