2006-11-10

 

The Incredible 80's

Inaugura hoje à noite, com pompa e circunstância, uma retrospectiva da década de 80 em Serralves. De 11 de Novembro de 2006 a 25 de Março de 2007. Posto isto... Data limite da visita projectada pela turma de pintura ao museu terá que ser aquela última data, certo?

Nas palavras de Ulrich Loock, comissário da exposição, a visão relativamente a essa década é «amarga». Como prelúdio desta «amargura» da década, em 1978, é gerada a primeira criança artificial. Gera-se arte que se torna em mera decoração. Politicamente tudo muda com a queda do muro de Berlim. Na epidemiologia , infelizmente, também se assiste à tomada de consciência de uma nova ameaça. Com os germes da globalização a fazerem-se sentir, decorre o LIVE AID numa tentativa mundial na luta contra a fome nos países mais desfavorecidos.

70 artistas, 5 dos quais portugueses, parece pouco para ilustrar uma década de trabalho. Mas por outro lado...

A minha opinião pessoal? Nem daqui a 100 anos se poderá verdadeiramente opinar sobre a arte gerada por esta década de 80. Estamos todos ainda muito próximos dela para começar agora a fazer retrospectivas...

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?