2006-11-01

 

Oliver, Frankie, Sunset e Grito

No rescaldo da noite das bruxas... Uma história de beleza e terror!

1816.
O ano em que não houve Verão... A famina em Inglaterra, bem expressa na literatura de Dickens, é o resultado deste «inverno nuclear» provocado pela mais brutal erupção vulcânica dos tempos históricos: Tambora nos mares da Indonésia em 1815.

O frio, o gelo e a neve continuavam a fazer-se sentir mesmo no pino do verão. Mary Shelley foi com o marido para 1 challet nos Alpes suiços do seu amigo Byron. Fazia tanto frio que todas as noites um deles contava uma história de fantasmas junto à lareira. A tímida Mary inventou uma sobre um cientista que dá vida a um corpo morto.









Em 1883, mais uma vez nos mares da Indonésia, o vulcão
Krakatoa explode numa das mais violentas erupções registadas nos tempos modernos. O pintor William Ashcroft é encarregue de documentar as dramáticas alterações climáticas. Algo de muito similar já se tinha passado com William Turner e o Tambora.

No seu passeio com 2 amigos ao longo de um fjord norueguês Edvard Munch fica para trás aterrorizado pelo aparecimento súbito de um sangrento pôr-do-sol. Todo o céu estava pincelado com carmins, vermelhões e encarnados. Sente-se como se estivesse a ver um rasto de dor a atravessar toda a natureza. Passa para a tela essa angústia em 1893.








Quem poderia imaginar que cataclismos daquela ordem de grandeza pudessem ter inspirado tantas obras primas?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?