2006-12-20

 

COR - Azul

— Coordenadas da cor —

Trip. Hex #0000ff
RGB (0, 0, 255)
CMYK (100%, 100%, 0, 0)
HSV (240, 100, 100%)





Sangue azul ... A nossa terceira cor primária resulta dos objectos azuis absorverem o complementar desta cor, ou seja, absorvendo o objecto a cor laranja a retina só consegue ver o azul reflectido...

A gama de pigmentos disponíveis é a que se segue:

Pigmento #15. Azul Ftalo: pigmento orgânico azul-esverdeado transparente, as formas modernas do pigmento já não floculam.

Pigmento #27. Azul Prússia: também chamado Azul de Ferro, Azul Milori e Azul de Bronze, é um pigmento inorgânico (alcali férrico ferrocianida) azul transparente, embora continue a ser muito popular tem vindo a ser sistematicamente substituido pelo azul ftalo.

Pigmento #36. Azul Cromite de Cobalto: também chamado Cobalto Turquesa, é um pigmento inorgânico azul-esverdeado opaco. É uma alternativa ao estanato de cobalto e muito vulgar nas tintas importadas dos EUA.

Pigmento #73. Azul Silicato de Cobalto: também chamado Azul Cobalto Escuro, é um pigmento inorgânico ultramar-escuro semi-transparente, mais escuro que o Cobalto Aluminado.

Pigmento #74. Cobalto Silicato de Zinco: é um pigmento inorgânico azul-escuro transparente.

Pigmento #36. Ftlaocianina Brominada: é um pigmento verde-amarelado transparente, muito útil para os verdes amarelados feitos a partir de amarelo.

Pigmento #24. Titanato de Cromo: é um pigmento inorgânico castanho-amarelado opaco, que substitui os Napóles.

Pigmento #28. Azul Cobalto: também chamado Azul Real, é um pigmento inorgânico azul-esverdeado semi-transparente, obtido por calcinação a alta temperatura de óxidos de cobalto e alumnínio.

Pigmento #29. Azul Ultramarino: é um pigmento inorgânico azul-esverdeado semi-transparente. O seu processo de síntese sintética data de 1822 e dá origem a uma cor equivalente ao lápis-lazuli usado pelos antigos egípcios.

Pigmento #33. Azul Manganês: é um pigmento inorgânico azul-esverdeado-vivo transparente. Não é muito utilizada e a sua ingestão provoca envenenamento por bário.

Pigmento #35. Azul Cerúleo: é um pigmento inorgânico azul-everdeado´semi-transparente, que os estudantes subtituem por uma combinação de Azul Ftalo com Verde Ftalo e Branco Titânio.

Pigmento #60. Azul Idantrona: é um pigmento orgânico antraquinóide azul-violeta transparente, que substitui perfeitamente o indigo (cor azul da ganga original). Na realidade a ocorrência de variantes na natureza terá dado origem a este pigmento natural.

E para acabar... para que os novos alunos possam fazer algumas experiências por conta própria... alguns exemplos dos trabalhos (azuis) realizados em 2004 pela turma. Chamo a vossa atenção para o facto de estes terem sido os primeiros quadros pintados por nós no decurso destas aulas!


Eliana Domingos










Ana Maria Ferreira











Beatriz










Lara Viegas











João Carvalho











Maria Celeste Almeida









Maria Luísa Dinis










Maria Isabel Monteiro










Maria João Alves










Esta série de artigos avança proximamente para o VERDE!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?