2006-12-22

 

COR - Verde

— Coordenadas da cor —

Trip. Hex #0000ff
RGB (0, 0, 255)
CMYK (100%, 100%, 0, 0)
HSV (240, 100, 100%)





Verde de inveja ... A nossa terceira cor secundária resulta dos objectos verdes absorverem o complementar desta cor, ou seja, absorvendo o objecto a cor vermelha a retina só consegue ver o verde reflectido...

A gama de pigmentos disponíveis é a que se segue:

Pigmento #7. Verde Ftalo: pigmento orgânico verde-azulado-vivo transparente. Por substituição química do cloro por bromo obtem-se amarelo.

Pigmento #17. Óxido de Crómio: é um pigmento ftalocianina verde-amarelado-pálido opaco.

Pigmento #19. Viridian: também chamado Verde Guignets, é um pigmento inorgânico verde-azulado transparente. É a cor «vidrada» tradicional. Frequentemente é usado em combinações com amarelo de cádmio para obter Verde de Cádmio, e amarelo de zinco para obter Verde Permanente.

Pigmento #19. Verde Cobalto: é um pigmento verde-amarelado inorgânico semi-transparente, mais escuro que o Cobalto Aluminado.

Pigmento #23. Terra Verde: é um pigmento inorgânico verde-cinzento-azulado transparente. Usado desde o tempo dos Romanos. Torna-se vermelho por aquecimento dando origem à Terra Verde Queimada.

Pigmento #10. Amarelo Azo Níquel: Também chamado Ouro Verde, é um pigmento complexo orgânico amarelo-esverdeado semi-transparente. Embora exista desde 1095 não é uma cor muito popular. Tom único mas de pouco valor artístico.

Pigmento #50. Óxido Verde Claro: Também chamado Verde Titanato de Cobalto, é um pigmento inorgânico verde-vivo opaco, muito utilizado em cerâmica pois resiste a mais de 1.000ºC. Muito usado em acrílicos também existe na variante turquesa.

Ao lado coloco um receituário cromático dos verdes, construido no decurso das aulas... Talvez ajude a construir as cores verdes...











E para acabar... para que os novos alunos possam fazer algumas experiências por conta própria... alguns exemplos dos trabalhos (verdes) realizados em 2004 pela turma.

Beatriz













Ana Maria Ferreira













Bruno













Eliana Domingos














Maria Isabel Monteiro














João Carvalho













Maria Luísa Dinis














Lara














Esta série de artigos avança proximamente para o CASTANHO!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?