2006-12-13
COR - Vermelho

Trip. Hex #ff0000
RGB ( 255, 0, 0 )
CMYK ( 0, 100%, 100%, 0 )
HSV ( 60, 100, 100%)
Corar de vermelho no nosso blog... A nossa segunda cor primária (após a apresentação do amarelo) resulta dos objectos vermelhos absorverem o complementar desta cor, ou seja, absorvendo o objecto a cor verde a retina só consegue ver o vermelho reflectido...
Nós na pintura usamos muito a alizarina e o red light mas usamos de vez em quando uma série de outros vermelhos, carmins e magentas.
A gama de pigmentos disponíveis é a que se segue:
Pigmento #122. Magenta Quinacridona: pigmento vermelho transparente, também chamado quinacridona, utilizado em aguarela, óleo e acrílico.
Pigmento #149. Vermelho Perileno: também chamado perileno, é um pigmento vermelho-azulado semi-transparente suporta temperaturas até 200ºC (mesmo assim não dá para a cozedura de porcelana que se faz a temperaturas muito superiores).
Pigmento #206. Castanho Quinacridona: também chamado Laranja queinado é um pigmento castanho-mate transparente. Usado em substituição do castanho garança.
Pigmento #254. Vermelho Pirrol: este dyketopyrrolo é um pigmento vermelho-vivo opaco.
Pigmento #255. Vermelho Pirrol Claro: também chamado escarlate pirrol é um pigmento vermelho-amarelado opaco mais utilizado como alternativa para azos de baixa resistência à luz.
Pigmento #19. Vermelho Quinacridona: também chamado Rosa permanente é um pigmento orgânico vermelho-azulado transparente, sendo muito útil nas misturas com azul (para produzir violetas) e com amarelo (para produzir laranjas). Uma variante orgânica B é o chamado Magenta Permanente que sendo extremamente cara a sua produção, se torna muito escassa a sua presença no mercado.
Pigmento #7. Carmim Permanente: também chamado Carmim Naftol é um pigmento orgânico vermelho-azulado semi-transparente. A ligação C1 deve ser sempre verificada na embalagem pois é dela que se determina a resistência à luz.
Pigmento #9. Rosa de Garança: também chamado Laca de Garança ou Garança Rosa é uma laca natural transparente, obtida por extração e precipitação de sais obtidos a partir da raiz de garança.
Pigmento #83. Carmim de Alizarina: também chamado Laca de Garança é um complexo metálico transparente extremamente utilizado nas velaturas de óleo e aguarela. Nunca misturar com branco. Extraída da garança pelo menos desde 1826 é actualmente artificialmente produzida desde 1988 (Pequim).
Pigmento #108. Vermelho de Cádmio: é um pigmento inorgânico opaco, de toxicidade moderada (níveis de cádmio solúvel geralmente abaixo dos 1.000 ppm) sempre que o seu uso seja restrito.
Pigmento #112. Vermelho Permanente FGR: é um pigmento vermelho-vivo orgânico semi-transparente.
Pigmento #144. Vermelho de Condensação Azo: também chamado Vermelho Cromoftal é um pigmento orgânico vermelho-de-meia-tonalidade semi-transparente mais utilizado nas gamas acrílicas.
Pigmento #168. Antranona Brominada: também chamado Laranja Vat 3 é um pigmento vermelho-amarelado-vivo semi-transparente mais útil nas gamas acrílicas devido à resistência à luz.
Pigmento #160. Carbamida de Naftol: também chamado Carmim Naftol é um pigmento orgânico azul-avermelhado semi-transparente mais utilizado em estampagem.
Pigmento #177. Vermelho Antraquinona: também chamado Antraquinóide é um pigmento vermelho-azulado transparente. Possível substituto para a alizarina.
Pigmento #170. Vermelho Naftol: é um pigmento vermelho-amarelado razoavelmente opaco mais utilizado em óleos por não desbotar com branco.
Pigmento #190. Vermelho Perileno: também chamado Perileno é um pigmento transparente. Uma modificação da sua estrutura química resulta no Vermelhão Perileno.
Pigmento #207. Vermelho Quinacridona: é um pigmento novo orgânico transparente. Apesar de serem muito recentes têm tido boa aceitação.
E para acabar... para que os novos alunos possam fazer algumas experiências por conta própria... alguns exemplos dos trabalhos (vermelhos) realizados em 2004 pela turma através de uma técnica de arrasto:








Esta série de artigos avança proximamente para o VIOLETA!
Etiquetas: Técnica