2006-12-17

 

COR - Violeta

— Coordenadas da cor —

Trip. Hex #C800FF
RGB ( 200, 0, 255 )
CMYK ( 116, 255, 0, 0 )
HSV ( 287, 100, 100%)





Roxo de inveja... A nossa segunda cor secundária (após a apresentação do laranja) resulta dos objectos violetas absorverem o complementar desta cor, ou seja, absorvendo o objecto a cor amarela a retina só consegue ver o violeta reflectido...

Eu na pintura raramente utilizo o violeta do tubo de tinta. É sempre mais fácil misturar com os vermelhos com os azuis da paleta. Mas o «receituário» dos violetas ao lado ajuda bastante a entender aquela cor!









A gama de pigmentos disponíveis é a que se segue:

Pigmento #14. Violeta Cobalto: pigmento inorgânico vermelho-violeta semi-opaco, toxicidade elevada pelo cobalto.

Pigmento #15. Violeta Ultramarino: também chamado Rosa Ultramarino, é um pigmento inorgânico rosa-violeta semi-transparente.

Pigmento #16. Violeta de Manganês: também chamado Malva Permanente, é um pigmento inorgânico violeta semi-transparente. Apesar da sua toxicidade é usado em substituição do violeta cobalto.

Pigmento #19 (forma B). Mangenta Quinacridona: também chamado Mangenta Permanente, é um pigmento orgânico transparente (ver o vermelho quinacridona).


Pigmento #23. Violeta Dioxazina: também chamado Púrpura Diozazina, é um pigmento orgânico azul-violeta transparente, que se tornou o violeta padrão de referência.

E para acabar... para que os novos alunos possam fazer algumas experiências por conta própria... alguns exemplos dos trabalhos (violetas) realizados em 2004 pela turma:

Eliana Domingos











Beatriz












Bruno













Maria Isabel Monteiro











Lara












João Carvalho












Maria João










Maria Luisa










Esta série de artigos avança proximamente para o AZUL!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?