2006-12-05

 

Daqui da Gra-Bretanha

No decurso da minha estadia em Londres tive oportunidade de fazer 1 workshop de desenho na TATE MODERN.










Foi um dia so com TATE pois de manha estive na TATE BRITAIN (excelentes coleccoes do TURNER, do CONSTABLE e dos PRE-RAFAELISTAS) e a tarde na TATE MODERN (vi 4 quadros da Marlene DUMAS!!!!!!).








E a noite, depois do museu fechar as portas, tive a tal aula de desenho ao vivo. Ela deu-se no espaco da exposicao de escultura do americano David SMITH, ja falecido. Ai explicaram-nos que foi este pintor-escultor que esculpiu pela primeira vez as suas proprias pinturas. Entao a exposicao esta cheia de desenhos preparatorios das suas futuras criacoes.





Ora, quando eu reservei o workshop pensava que era natureza morta o ambito da aula... Pois como podem ver nao era nenhuma THEREZA MOTTA! Eram 3 THEREZAS MOTTA! Foi para mim uma (primeira) experiencia extraordinaria!













O esquema utilizado na primeira parte foi 3 poses de 15 a 20 minutos em que cada qual (eramos para ai uns 20 e tal alunos) se esfalfava com os materiais disponiveis (carvao, grafite e giz foi o que eu utilizei mas ate houve quem fizesse colagem).










A meio vieram ter comigo e insistiram para eu nao me perder nos pormenores, para simplificar, para imaginar que as 3 figuras eram 1 unica escultura. Insistiram bastante mas eu so conseguia ver as 3 modelos e a minha tentativa de simplificar ficou muito aquem do que alguns dos outros alunos alcancaram.









Depois de um breve intervalo em que pusemos todos os nossos trabalhos no chao para serem observados pelos outros, para comer umas bolachinhas, beber uns sumos e, essencialmente, para as 3 modelos poderem descansar, estavamos prontos para a segunda parte. Que foi mais dificil para nos e para as 3 modelos: 45 minutos a desenhar na mesma pose!










Como se costuma dizer: isto com a pratica vai melhorando e neste caso eu acho que assim foi! Este ultimo esboco e o melhorzinho de todos... Mas, talvez pelo medo da rejeicao, eu fugi dali a 7 pes so para nao deixar os 2 orientadores tirarem as eventuais fotos.

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?