2007-01-08

 

Desenho no Reino Unido - Tomo 02


Continuando pelo British Museum deparei-me com uma outra exposição: «Desenhos Franceses - De Clouet a Seurat». Bom, esta era tão grande que teve que ser dividida em 2 partes. E foi a segunda parte que eu tive oportunidade de ver.

TOMO 02 - De WATTEAU a SEURAT

A primeira parte da exposição já tinha acabado e compreendia o período de 1500 a 1700 (ia de Clouet a Watteau). E ainda bem que apanhei a 2ª parte. Porque este período (1700-1900) do desenho francês coincide com uma revolução intensa na pintura. Feitas as contas nasce o romantismo, o realismo oitocentista e o impressionismo. E foi muito interessante ver a revolução que os grandes mestres também deram ao desenho! A autoria da ilustração a pastel no catálogo da exposição é de François LEMOYNE.



Um impressionante WATTEAU que, perto da sua morte, começa a utilizar 3 cores de giz (preto, branco e vermelho) sobre papel. Técnica dos «trois crayons».









Este desenho de GÉRICAULT recebeu alguma atenção da minha parte. Mal eu sabia que iria ter um encontro mais directo com este artista passados 15 dias.









Jean-Baptiste Camille COROT... Se eu admiro as suas pinturas de paisagens (as primeiras pintadas ao ar livre) então ainda admirei mais a sua capacidade no manuseio da grafite.









Com este desenho fica demonstrado que se vive uma outra época. Henri de TOULOUSE-LAUTREC usa o giz preto num traço livre e despreocupado. Mas o efeito é sublime, não acham?









Por fim um estudo de bailarinas desenhado com óleo diluído em terebentina pelo Edgar DEGAS.







Não mostro aqui o excelente trabalho de grafite de SEURAT porque a fotografia não ficou muito boa. Todavia não me esqueço o quanto terá sido dificil utilizar o pontilhismo para traduzir as diferenças tonais com o recurso único à monocromia da grafite.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?