2007-01-12

 

Desenho no Reino Unido - Tomo 04

Ainda havia algo a dizer sobre a presença do desenho e gravura no British Museum mas... acabavamos por não sair daqui... E sendo assim avanço para outro tema...

TOMO 04 - RODIN

Apesar de já ter ido algumas vezes a Londres, confesso que nunca me tinha dado para ir à Royal Academy of Arts. E entendi desta vez que seria interessante ir à academia, ver os rigores do traço, o peso da instituição, a tradição obsoleta. E apanhei lá 3 exposições: a permanente, RODIN e CHOLA. À minha chegada verifiquei que a exposição dedicada a RODIN tinha 1 visita guiada mesmo a começar. Não perdi mais tempo e foi por RODIN que comecei.






Já tinha estado no Musée Rodin em Paris há muitos anos, numa atitude mais turística do que artística. Por isso rever RODIN seria perceber tudo aquilo que me tinha passado ao lado. Uma das coisas que me tinha passado ao lado foi a sua fase em que mistura elementos masculinos e femininos na mesma estátua. Colagem a 3 dimensões, fantástico!!!







Mas... surpresa das surpresas... Nunca imaginei aliar RODIN ao desenho e foi aqui que eu fiquei embasbacado, de boca aberta, caídinho pelos esboços de RODIN!!! Tão caídinho que mal sai da exposição fui direito à loja. Fui em linha recta para os livros mas nem liguei à pilha de catálogos da exposição do RODIN. Agarrei-me ao 1º livro de uma outra pilha de livros que estava mesmo ao lado: o livro dos esboços e aguarelas do escultor!!!




Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?