2007-01-25

 

Desenho no Reino Unido - Tomo 09

Uma última surpresa já bem perto do final da viagem. Eu nem tencionava ir à National Portrait Gallery... Mas apercebi-me da existência de uma exposição que eu não queria perder de modo algum...

TOMO 09 - DAVID HOCKNEY

Retratos do David HOCKNEY... Feitos ao longo de toda uma vida... Desde o seu primeiro auto-retrato feito em 1954 até aos últimos retratos executados ao longo de 2005. Este é um pintor inglês que, apesar de viver desde a sua juventude na soalheira Califórnia, ainda hoje é bastante respeitado nas terras de Sua Magestade. Pudera!








O intimismo da exposição às vezes até choca. Retratos dos seus amigos... O intimismo da sua exposição às vezes até faz chorar. Retratos da sua família.... Especialmente, ver o modo carinhoso como retrata a sua mãe a envelhecer ao longo das décadas...








Desenho em força. Pintura em força. Fotografia em força. Estudo das artes perdidas da Renascença em força. Estudo das técnicas de aguarela em força. Como é possível toda esta diversidade? Como é possível todos estes meios resultarem em obras tão equilibradas entre si?




Antes desta exposição só lhe conhecia o «A Bigger Splash»...













E, embora conhecesse muito bem , não lhe atribuia a autoria de «Mr. and Mrs. Clark and Percy».







Posso dizer com toda a segurança que, se Madalene DUMAS é a minha pintora/desenhadora favorita, então David HOCKNEY tornou-se o meu pintor/desenhador favorito!












Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?