2007-04-14
Tetralogia da Velocidade: Travar a fundo
A minha recente 1ª experiência com MDF revestido a gesso acrilico, permitiu-me pensar no projecto de 24 rostos japoneses... Mantive quase sempre a mesma paleta (branco titânio, ocre amarelo, carmim, ultramarino, verde azeitona e sombra natural) nesses 24 trabalhos de execução rápida com pincéis de pêlo de porco...
Portanto, a pintura em MDF revestido a gesso acrílico e a pintura de rostos japoneses eram 2 coisas que eu já dominava com alguma facilidade... Eu necessitava de ter alguma garantia na semelhança das imagens que me propus executar!
Manter este tema dos rostos japoneses iria permitir-me focar essencialmente na outra variável: o suporte da pintura... E comecei por tentar reproduzir a sensação de MDF revestido a gesso acrílico, com uma tela de algodão preparada para óleo mas revestida com aquele mesmo material.
Depois escolhi outro material muito familiar de quem pinta: tela de algodão preparada para óleo... Mantive o mesmo tema para não me distrair com outras variáveis...
Quando iniciei o esboço na tela de algodão tratada para óleo mas virada ao contrário, isto é, o revestimento ficou no verso da tela, houve logo um choque inicial...
E quando passei para o esboço na tela de linho sem qualquer tipo de tratamento, o caso prometeu não melhorar...
(á suivre)
Portanto, a pintura em MDF revestido a gesso acrílico e a pintura de rostos japoneses eram 2 coisas que eu já dominava com alguma facilidade... Eu necessitava de ter alguma garantia na semelhança das imagens que me propus executar!
Manter este tema dos rostos japoneses iria permitir-me focar essencialmente na outra variável: o suporte da pintura... E comecei por tentar reproduzir a sensação de MDF revestido a gesso acrílico, com uma tela de algodão preparada para óleo mas revestida com aquele mesmo material.
Depois escolhi outro material muito familiar de quem pinta: tela de algodão preparada para óleo... Mantive o mesmo tema para não me distrair com outras variáveis...
Quando iniciei o esboço na tela de algodão tratada para óleo mas virada ao contrário, isto é, o revestimento ficou no verso da tela, houve logo um choque inicial...
E quando passei para o esboço na tela de linho sem qualquer tipo de tratamento, o caso prometeu não melhorar...
(á suivre)
Etiquetas: Aula, Japão, Técnica