2007-05-27

 

NÓS & Columbano Bordalo Pinheiro

No passado domingo combinou-se ir ao Museu do Chiado...











... porque a data de encerramento da exposição dedicada ao Columbano BORDALO PINHEIRO estava a aproximar-se do fim...







Mas antes do fim há sempre um inicio e a história de Columbano também o tem. A sua formação, o seu gosto pela paisagem em formato pequeno... Ao lado "Paisagem" de 1879 serviu de prova de curso nas Belas-Artes...







Quando obtem uma bolsa do rei, Columbano vai para Paris mas, em vez de se misturar com a elite parisiense ele refugia-se no Louvre... O que não o impede de criar nessa época uma pequena maravilha «Camponesa de Fontainebleau» de 1881 que faz parte do espólio da Casa-Museu Anastácio Gonçalves.



Pormenor recolhido de «Nos ombros de um tritão vai Dione» de 1881. A prova da genialidade do traço...










O claro-escuro adquirido pelo artista acaba por diluir-se completamente nesta paleta de ocres do «Retrato de Bulhão Pato» de 1883.









Este pormenor de «Camões e as Tágides» de 1984 acaba por ser uma boa ilustração do período dedicado à pintura da História e ao universo camoniano. Alguns destes trabalhos podem ser observados em primeira mão no Museu Militar de Lisboa (junto à estação de Santa Apolónia)!







Neste pormenor de «No meu atelier» de 1884 da colecção do Museu Grão-Vasco em Viseu, temos o primeiro auto-retrato. A composição horizontal permite um discurso de símbolos.






O desenho não foi utilizado por Columbano de forma autónoma mas sim como recurso e suporte à pintura.. Ao lado um estudo para «Consolatrix afflitorium» de 1888. É sempre um privilégio poder observar estes traços, muitas vezes escondidos nas gavetas dos museus, onde transparece a intenção do pintor!!!



Numa viagem a Madrid, entra em contacto com os tenebristas e, a par do simbolismo parisiense da altura, altera profundamente a sua maneira de pintar. Produz «Retrato de Antero de Quental» de 1889 pintando 2 anos antes do suicidio do retratado, onde neste transparece como que um anuncio daquela fatalidade...





Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?