2007-07-16

 

CRUZEIRO ILHAS GREGAS E TURQUIA - PARTE II

E no nosso "love boat" chegámos a Istambul. A vista que se tem da entrada no porto é soberba.







A cidade é dividida em 3 partes. No lado europeu, a Peninsula Histórica a sul do Corno de Ouro e o Distrito de Galata a norte, e a Cidade Nova no lado asiático.



Na nossa visita destacamos a Mesquita Azul (Mesquita do Sultão Ahmet 1603-1617) impressionante estrutura da arquitectura religiosa otomana. Esta é a única com 6 minaretes na Turquia. A lenda em volta dos minaretes da mesquita conta que o sultãoAhmet I pediu ao arquitecto Mehmet Aga um minarete de ouro. A forma turca de pronunciar "ouro" é muito parecida com "seis". Assim o arquitecto entendeu mal ou fingindoque não percebeu, construiu 6 minaretes em vez de 1 em ouro que custaria muito caro.



Depois seguiu-se Santa Sofia que foi considerada como amaior emais sagrada dacidade durante a época bizantina.



Este homemcom trajes tipicos encontram-se nos jardins a vender cálices de uma bebida feita á base de ginja mas mais alcoólica do que a nossa.











O Palácio Topkapi com os seus jardins e vista dislumbrantes foi o centro de administração para o império otomano durante perto de 400 anos.

O palácio circundado por muralhas , tem uma área total de cerca de 700.000 m2 que é duas vezes a área do Vaticano.

Para além de colecções de porcelana do palácio, da sala de jantar, da cozinha, do Harem,etc. podemos visitar as salas doTesouro Imperial que em peças de ouro e diamantes entre muitas outras é fenomenal.



Etiquetas: ,


Comments:
Madalena,

Mesmo em férias a menina não pára!!! Estas fotos e a tua descrição dos locais traz-me à lembrança a semana maravilhosa que eu próprio passei em Istambul há já 4 anos...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?