2008-06-11

 

Berlengas, são as ilhas mais pequenas de Portugal

Acabado de regressar das Berlengas tenho mil histórias para contar e algumas páginas de desenhos para mostrar. Mas aquilo que é impossível de transmitir são os sentimentos de solidão, de isolamento e de regresso às origens que trago duma pequena peregrinação que quase 20 morcegos fizeram em quatro dias.

Etiquetas: , , , , , , ,


Comments:
"Desde há muito eleitas como principal ponto de mergulho com escafandro da costa portuguesa, as águas da Berlenga escondem tudo o que o imaginário humano pode criar."
Reiner, F. e Santos, R., 2002

ORIGEM: É a Berlenga, a maior das ilhas do arquipélago com o mesmo nome, que impávida aguarda os seus invasores há já milhões de anos. Apontam os especialistas para os 180, altura em que o único continente do planeta, Pangea lhe chamam, se dividiu em dois: Laurásia – que reunia a América do Norte, a Ásia e a Europa – e Gonduana – que agregava os restantes continentes. A primeira foi-se afastando e, da terra que é hoje o Canadá, ficaram para trás, junto à Península Ibérica, os ilhéus Berlenga Grande, Estelas e Farilhões, ou seja, o arquipélago das Berlengas, classificado como Reserva Natural e Reserva Biogenética do Conselho da Europa.

Não sei se sabes Jota mas o livro "Berlengas, a História e as estórias", da autoria de Francisco Rainer e Raul Santos, foi lançado no dia 14 de Dezembro de 2002,
no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, pela Intermezzo.

Se ainda não viste acho que ias gostar.

bJ
Mada
 
Madalena,

Verdadeiramente interessante esta informação!!! Eu que sou de ciências viobro sempre com estas coisas! Obrigado pelo contributo e pela dica!

Bjs

Jota
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?