2006-10-16

 

COR - Introdução

Quando começámos a ter aulas de pintura, em 2 de Março de 2004 com o mestre Carlos Henriques, eu quase nada sabia de cor. A roda da cor (ao lado) foi apreendida ao longo de algumas aulas. E pensando nos colegas «novos», e na refrescagem da memória dos colegas «velhos», achei que seria giro iniciar mais outra série de artigos sobre as cores.



Cores primárias
São aquelas que o olho vê. Só vemos 3 cores: amarelo, vermelho e azul! Tudo o resto, meus caros, é imaginação!

Cores secundárias
São aquelas que resultam da mistura de 2 cores primárias. Ora temos o laranja (amarelo+vermelho), temos o verde (amarelo+azul) e o violeta (vermelho+azul).


Cores terciárias
São aquelas que resultam da mistura de 1 cor primária e 1 cor secundária. Ora temos o anil (azul+violeta), o roxo (vermelho+violeta), o carmim (vermelho+laranja), o laranja-claro (amarelo+laranja), o verde-alface (amarelo+verde) e o verde-escuro (azul+verde).


Gostaria ainda de dizer que as actuais cores (naturais ou sintéticas) têm sempre por base 1 pigmento. Eu, por formação académica, sou químico. Acreditem que a química das cores é sempre gira mas muito complicada. É interessante verificar que a Maria Luísa 1 dia me indicou 1 excelente artigo que une a antiga alquimia aos pigmentos que utilizamos nos dias de hoje. Eu perdi o link mas ela talvez ainda se recorde...

Acho que alguns conceitos mais avançados já foram bem descritos num antigo post de 24-08-2006 intitulado
Art Digitalis - Canto X.

Entretanto gostaria de deixar aqui algumas sugestões de leitura para quem quiser ir mais longe neste tema. Eu sempre que posso dou 1 vista de olhos nas livrarias (em Lisboa e por esse mundo fora)... ;)

Este livro foi comprado em Londres... Eu que tenho tantos livros... o que é que vi neste? Bom, para além de muita coisa sobre cor, tem uma excelente reprodução de TODAS as cores! Isto é, se estivermos à procura de uma cor basta ir ao livro e procurar. Ficamos então a saber o nome da cor, código e até o fabricante! Acho que pode ser muito útil! Mas atenção que o livro tem muito mais... Afinal o catálogo de cores é apenas um apêndice ao livro!



Este livro foi comprado em Barcelona... Qual é o ponto forte deste?Por cada cor apresenta todos os tons, todas as misturas e para todos os médios: aguarela, guache, óleo, acrílico e pastel! Não é que outros livros não façam o mesmo, só que neste têm-se a verdadeira percepção de que uma cor primária é bastante diferente em cada médio!





Este foi comprado em Lisboa... O que é que me atraiu nele? Apresenta um ano de aulas de estudos de cor. Isto é, é o livro de 1 professor que ensina cor aos seus alunos durante 1 ano. E ilustra o livro com quadros dos seus alunos. Eu não segui ainda nenhum dos exemplos mas o seu capítulo introdutório é fascinante! Foi aqui que eu aprendi a apreciar conscientemente ROTHKO!!! Uma das estratégias do professor é de que cada aluno pinte 1 quadro numa só aula. Formas simples. Cores simples. Quadro de tamanho muito pequeno. Eu gostaria de 1 dia ter tempo para experimentar os exercícios... Mas o tempo nunca dá para nada! :(



E por fim este foi comprado na última Feira do Livro de Lisboa... Trata-se de 1 livro inserido numa colecção de 4 (só 3 estão ainda publicados). Porquê a minha compra dos 3 volumes? Tenho bastantes livros de iniciação às técnicas de pintura mas esta colecção tem 1 aproximação totalmente diferente. Por exemplo, no COR pega-se num modelo e pinta-se muitas vezes alterando a cor, de modo a ilustrar um dos conceitos de cor. Na FORMA faz-se exactamente o mesmo mas com alteração das formas. No ESPAÇO faz-se exactamente o mesmo mas com composição no espaço. E no TRAÇO (ainda por publicar) espero ver as diferentes aproximações do traço na interpretação de 1 exemplo.

Esta série de artigos continua com o BRANCO... Pronto! Já desfiz o efeito da surpresa... :)

Etiquetas:


Comments:
Parabéns!

O blog está um espanto. Adorei a ideia e o desenvolvimento. Quero dizer que tenho um orgulho enorme de ter verdadeiros artistas como colegas. Vocês e o vosso professor Carlos, brindam-nos com autênticas obras de arte, que são, seguramente, o resultado da vossa grande sensibilidade.
Depois disto, têm a obrigação 'maior' de continuar a colorir o mundo com a vossa arte. Um beijo grande de alguém que um dia também tentou pintar umas coisitas. Deolinda
 
Deolinda,

Obrigado pelo seu comentário. O peso dessa ´obrigação´ às vezes é grande, outras vezes nem tanto mas... é sempre reconfortante!

1 segredo: alguns de nós, antes destas andanças, também só tinham tentado pintar umas coisitas...

;)
 
A ML lá descobriu o tal link de que falo no artigo. Para quem tiver curiosidade basta seguir:
http://www.triplov.com/alquimias/cdugos.htm
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?