2007-01-17

 

Desenho no Reino Unido - Tomo 06

Esta viagem foi algo programada. Daí ter tido oportunidade de preparar com antecedência algumas actividades.

TOMO 06 - NA TATE MODERN

A aventura de Still Life Drawing Workshop na TATE MODERN já foi descrita neste blog. Estejam descansados que não me vou repetir.






A exposição de David SMITH recordou-me que de facto os escultores são antes do mais desenhadores. As esculturas desta exposição foram feitas com base em desenhos e, mais importante ainda, as próprias esculturas são interpretações a 3 dimensões dos esboços a carvão feitos a 2 dimensões. Quando penso nisto fico algo arrepiado. Este sujeito foi de facto inovador!!!







E seria imperdoável da minha parte não referir as 2 meias-horas que gastei, sentado diga-se!, frente a 4 quadros da Marlene DUMAS. Pintura desenhada, desenho pintado, sei lá... Esta pintora, que nasceu na África do Sul e que vive na Holanda, e que eu só descobri muito recentemente é a minha pintora preferida!!! Ao lado uma amostra do seu trabalho - Lead White - à qual faz muita falta o seu contraponto - Black Ivory... Nomes de pigmentos... Referências (não muito) óbvias ao antigo apartheid...



Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?