2007-01-29

 

NÓS vamos ao Norte - 1ª Portagem

No passado domingo fomos em grupo ao Porto. Tinhamos 2 paragens planeadas mas houve ainda espaço para surpresas. A primeira surpresa surgiu logo às 07:00 em Lisboa com a minha ameaça de partir sem a Isabel Monteiro. E não é que parti mesmo? Quem estava, estava... Quem não estava , paciência... A ML ficou em estado de choque... Mas afinal era apenas 1 gracinha da minha parte: a Isabel tinha-me telefonado com antecedência a dizer que não podia ir! E após uma viagem de 300 km sem outras gracinhas lá chegámos (na hora marcada) ao frio, mas solarento, Porto!



1ª Portagem - MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS

A nossa primeira paragem foi pontualmente feita no MNSR. E o momento alto antes de entrarmos foi o encontro com a
Noémia Travassos, que nós tinhamos convidado no sentido de a conhecer. Acho que todos estavamos com bastante curiosidade e foi muito simpático da sua parte ter aceite o nosso convite. Após um café restablecedor estavamos prontos para iniciar a visita ao museu.




O MNSR encerra obras importantes dos artistas portugueses de 1850 a 1950. São portanto 100 anos dum importante período da pintura portuguesa que temos oportunidade de ver neste museu. Eu já tinha preparado a turma para esta visita ao longo de alguns artigos: já se tinha tomado conhecimento do Silva PORTO, do João VAZ, do António CARNEIRO, da Aurélia de SOUSA, do José MALHOA... Mas foi com gosto que vi reflectida na turma a minha preferência por Henrique POUSÃO. A figura do lado retrata um pormenor do quadro «Senhora vestida de preto», óleo sobre madeira que revela a modernidade deste artista que podia ter mudado a arte portuguesa se não tivesse morrido tão novo!

Antes de sairmos tivemos ainda oportunidade de ver 1 exposição dedicada a Dordio GOMES.









Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?