2007-02-22

 

Yo y Nuestros Hermanos - 3º Fascículo

3º Fascículo - Tan pierto y además léjo

A minha outra paragem de referência foi no
Museo Nacional Reina Sofia para ver a exposição de Chuck CLOSE. Para quem não conheça fica aqui a informação de que eu próprio só tomei conta deste senhor este ano quando li 1 livro sobre retrato contemporâneo. Fiquei impressionado com a imagem que ilustrava este pintor nesse livro.




Depois proporcionou-se ir a Madrid e fiquei espantado com muitas coisas: com a dimensão das telas (são gigantes!!!), com a qualidade fotográfica (mesmo nas telas mais antigas se percebe uma pintura refinada) e com a teoria por detrás das telas.








Era muito fácil perder-me a contemplar os pormenores e verificar que, entretanto, tinha perdido completamente a perspectiva do retrato. Esta exposição deixou-me a pensar muito.









Fiz uns zooms na ARCO e sem medo de me adiantar ora vejam lá se eu não tenho razão: 1,2,3... Viajar para dentro da tela em 5 etapas...









Técnicamente estes quadros devem ser de planeamento e execução muito dificeis. Algumas das quadrículas obrigam à colocação das telas em ângulos de 45º para poderem ser pintadas. Ainda por cima, devido a problemas do foro neuro-motor, ele pinta sentado numa cadeira de rodas!!! É o que eu digo: vidas fortes fazem surgir pessoas fortes!






Etiquetas: , ,


Comments:
Foi publicado 1 excelente artigo sobre este pintor no Século Prodigioso. Sigam o link e maravilhem-se, por favor!!!

9:33 PM, Março 05, 2007
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?