2007-10-31

 

AloInn


Etiquetas: ,


2007-10-28

 

Museu Nacional de Arqueologia

Antes de haver arte como conceito estético já havia arte como função. Um breve apontamento sobre o Museu Nacional de Arqueologia em Belém. Possui a colecção (possível) de objectos egipcios e outros tesouros da arqueologia portuguesa. Apresenta uma longa exposição temporária sobre «Religiões da Lusitânia».










Naquele espaço há ainda oportunidade de ver algumas outras exposições temporárias. Há muito para ver entre a arquitectura da «Pedra Formosa» e a experimental arqueologia arquitectónica de "Portas, Passagens, Cidades Imaginárias: A arqueologia como medida do tempo".









Merece uma visita!

Etiquetas: ,


2007-10-26

 

Um Pouco de Ordem

À guiza de resposta ao desafio da ML... A modos que também trilho outros caminhos... Embora não me saía natural também partilhei convosco, se bem que à distância, o gosto pelo abstracto...

Tudo isto para (re)colocar um pouco de ordem na recente balbúrdia....

^_^

Etiquetas:


2007-10-25

 

Festa Mundial da Animação


Já está aí... De 22 a 28 de Outubro... Podem saber muitos mais detalhes...

Etiquetas: , , ,


2007-10-24

 

O Abstracto...mais concreto...!

(Desta vez já tem título...J!)


Olá outra vez meus amigos,
Aqui venho tentar dar uma pequena/grande ideia do que foi a n/aula de 3ª f. 23.10.07:
O tema continuava no "abstracto" tal como na semana passada, só que desta vez o "mestre" Carlos Henriques passou da palavra à acção e toca a demonstrar-nos como se chegava lá...Depois da teoria, pegou nos pincéis, a gama de cores quentes... e numas breves pinceladas de acrílico (desta vez foi acrílico!) vejam só o que nasceu...

A obra...















O pormenor...



















...outro pormenor...















....e mais um pormenor...
















...que tal? lindo não é?
Até para a semana,
ML

2007-10-23

 

AmadoraBD - 18ª Edição

Ontem tive oportunidade de regressar ao Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora... Desde que saiu do espaço mítico da Fábrica da Cultura que o Festival tinha perdido gás... Já andou pela Escola Intercultural, pela estação do metro e sei lá onde mais... Desta vez está no parque de estacionamento do Fórum Luis Camões na Brandoa. Dito desta maneira parece mesmo horrível, não é? Por isso imagine-se a minha surpresa com o bom gosto daquele espaço.

Quanto aos conteúdos só posso dizer para irem. E porquê? Porque dedicam um espaço enorme às 10 melhores BD do século passado, construiram um ambiente de glamour em redor dos autores italianos (zona para maiores de 18), tem uma exposição brilhante sobre os lápis de cor VIARCO (o que eu me emocionei ao ver uma das caixas de lápis que usei quando eu tinha para aí 4 anos!!!), tem as vanguardas, tem as estreias portuguesas do momento (pelo menos uma delas teve que estrear primeiro em Paris antes de alguém considerar que estreasse aqui) e, por fim, tem os prémios dos jovens e dos menos jovens participantes no concurso «SER MAIOR».

Recomenda-se, claro!

Etiquetas: , , , ,


2007-10-22

 

Voar até ao Canadá



Foi a minha primeira experiência no Canadá.

Aterrar em Montreal, depois de 10 hrs de voo com uma escala no simpático aeroporto de Frankfurt.
Depois... foi alugar um carro e fazer 2500 Km ao longo do rio S. Lourenço, gastando as botas em Québec city, Tadoussac, Mil Ilhas, Ottawa, Kingston e finalmente pousar as malas por cinco dias em Toronto, um deles passado integralmente nas impressionantes Cataratas do Niagara .

Em cima, registei uma imagem de Ottawa, onde os antigos palácios de telhados de cobre oxidados pelo tempo e reflectidos nos modernos arranha céus de vidro são observados pelo par de namorados intemporalmente estilizados pelo escultor contemporâneo.

Em Toronto,
no recém terminado "Royal Ontario Museum " vi algo inédito ...
este "abraço" entre o antigo e o novo, magnificamente arquitectado e que me encantou.
Numa rápida visita a Kingston, uma pequena cidade universitária, descobri esta cruz céltica esculpida em granito.
Os 12 dias de férias passaram num ápice, numa nação onde o inglês e francês se falam com a mesma facilidade.
Regressei com a promessa de voltar, num futuro... espero não muito longínquo.

Etiquetas:


2007-10-21

 

Contornos



Esta exposição «CONTORNOS» tem para mim um significado especial... É a minha sucessora no espaço da Ver E Saber, onde expus recentemente a «OTAKU». Contornos que delineam e separam cores saturadas. Quem puder ir... pode lá ir sempre espreitar.

Etiquetas: , , ,


2007-10-20

 

NADIR AFONSO

Etiquetas: ,


2007-10-19

 


Olá meus amigos,
De quando em vez lá tento dar uma achega aqui ao nosso blog...
...e então cá ficam uns quantos exemplos da última aula, em que a tendência (sugerida pelo mestre) foi o abstracto...

Helena Cruz















Isabel Roberto














Maria Luísa Dinis



Maria Isabel Monteiro
(a excepção que confirma a regra...ainda não foi desta que o mestre a convenceu a tentar as sendas do abstracto...e o Klimt foi a sua escolha!)
Até à próxima...
ML






Etiquetas:


2007-10-18

 

VIK MUNIZ

Estreou esta semana a exposição «A TERRA E A GENTE» de Vik Muniz no Museu da Electricidade em Lisboa. Para além de ser um conjunto arquitectónico bastante bonito da nossa arqueologia industrial, de ter um restaurante muit(issim)o interessante, e de ter sido o palco de exposições recentemente emblemáticas (STAR WARS, WORLD PRESS PHOTO, entre outras) há que dizer que é um espaço não muito procurado pelas multidões. Este projecto fotográfico, que pretende unir povos e terras separados pelo oceano, parece ser diferente de tudo o demais que já vi ao nível de fotografia contemporânea... E acaba por se notar o tal «toque» digital... :)

Etiquetas: , ,


2007-10-17

 

IC #01 - Lambis

Hoje começou o meu ciclo de aulas de Ilustração Científica... 6 horas por semana em aula... Uma sugestão de 2 a 3 desenhos por dia a realizar num Diário Gráfico no período dos 2 semestres de aula... Isto vai muito além da minha Regra dos 15 Minutos... Mas meti mãos à obra... Tinha em minha casa algumas conchas pelo que obter um objecto de História Natural foi relativamente fácil... E tinha os meus cadernos de campo... Fica aqui o meu trabalho de hoje...

Etiquetas: , , ,


2007-10-15

 

A Arte e o Ofício

A distinção entre arte e ofício pode ser complicada... A distinção entre técnica e tecnologia também... Mas eu hoje percebi muito bem tudo isto na abertura do ano lectivo no IAO da UAL. Para além de ter conhecido o Pedro Salgado (apresentou a anterior saída de campo para as Berlengas onde estiveram este Verão a desenhar, a pintar e a fotografar durante alguns dias a paisagem, fauna e flora dos ilhéus) tive ainda oportunidade de conhecer os ateliers, leia-se oficinas, dos outros cursos. O atelier de pintura e desenho é enorme!!! O atelier de restauro de móveis cheira a madeira, o de réplicas cheira a resinas, o de talha cheira a gesso, o de restauro de pintura cheira a tintas... Se tivermos os nossos olhos fechados quase se pode dizer em que atelier estamos só pelo sentido do cheiro!!! Fomos ao de escultura, ao de restauro de cerâmica arqueológica, ao de técnicas, ao de encadernação, à galeria da escola e até, imagine-se, à única sala de aula... Para todos os efeitos trata-se de uma escola e escola sem sala de aulas... Tá-se a ver, né?

E por fim, quase mesmo no fim, ao atelier de ilustração científica onde irei passar algum do meu tempo nos próximos tempos!

A vontade é tanta que já comecei a treinar (cfr. este ursito polar ao lado, eheheheh).

Podem vir visitar-me, claro!!!

:)

Etiquetas: , , , , , , ,


2007-10-14

 

JOE BERARDO

Faz cerca de 2 semanas que tive oportunidade de ir espreitar a exposição de abertura do MUSEU COLECÇÃO BERARDO no CCB. Fui mas fui já tarde... Eu explico: 1 terço da exposição já não se encontrava disponível ao público... Deduzo que algumas das peças poderão incorporar mais tarde a exposição permanente mas para todos os efeitos perdi a oportunidade de atravessar a arte contemporânea do século passado de uma ponta à outra. Sei que existem ROY LICHENSTEIN, ANDY WARHOL e outros que acabei por não ver...

Todavia, e apesar da pequena desilusão, também trouxe de lá boas notícias! O museu tem visitas guiadas aos sábados e domingos, nos horários 12h, 15h, 16h e 17h. Eu fiquei com os contactos todos. Querem combinar algo para um destes fim-de-semana antes da nossa ida à FIL em Novembro?

Etiquetas: ,


2007-10-13

 

Sem Limites

Eu gosto de cinema... Gosto mais de alguns géneros (fc, terror), gosto mais de alguns actores e actrizes (John Deep, Wynona Rider) e gosto mais de alguns realizadores (Quentin Tarentino, Tim Burton)... Tenho uma lista de filmes preferidos. Tenho uma lista de salas de cinema preferidas. Já vi cinema em espanhol, turco, italiano... Já vi cinema ao ar livre...

Mas tenho que confessar que ao ler o programa da DOCLISBOA deste ano fiquei sem vontadinha nenhuma de lá ir... E fiquei triste pelas coisas bizarras que andam a ser filmadas, no formato de documentário, por esse mundo fora...

Tempos estranhos estes os que vivemos!

:(

Etiquetas:


2007-10-11

 

Os Gregos. Tesouros do Museu Benaki, Atenas


28 de Setembro de 2007 a 6 de Janeiro de 2008
Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian








A grande matriz da Cultura da Europa é grega, presença que terá hoje maior evidência material através da Filosofia, da Mitologia, do Teatro e da Arte, objectos da atenção e de estudos contemporâneos e de constante curiosidade dos povos a Ocidente e a Oriente ao longo de mais de dois milénios.

«Os Gregos», que nos é permitido conhecer melhor através desta exposição, são convocados por objectos que reflectem o seu pensamento e acção, num tempo que vem do Neolítico, representado por cerâmicas do 6.o milénio, e que se desenvolve até à reunião deste povo como País num Estado Helénico em 1830.

Trata-se de um conjunto altamente representativo da sua riquíssima história, cedido pelo Museu Benaki, de Atenas, através de uma criteriosa e muito generosa selecção de peças das suas colecções.

Etiquetas:


2007-10-09

 

A Bela Cerâmica


Estes últimos tempos têm sido uma viagem de autêntica descoberta... Vou partilhar convosco uma visita que fiz recentemente a um atelier de azulejos de 2 amigas minhas: a Paula e a Zé.

Primeiro elas pegam na argila, isto é, no barro e fazem os azulejos à mão. Com muito carinho vão virando-os todos os dias para que sequem direitinhos... Com muita dedicação vão confirmando que os pesos estão bem colocados para não ficarem tortos... Exactamente como se fazia há séculos atrás!!! Uauuu... Eu nunca tinha pensado nesta parte do ofício...



Depois levam-no ao forno para cozerem... Ficam todos rosadinhos mas ainda está tudo por fazer... Aplicam o vidro em pó e só então começam a pensar na parte de pintura...









Fazem as suas próprias misturas de tintas... Esta parte é o segredo de cada artista porque as cores disponíveis são limitadas e a paleta modifica-se após a queima...







Embora possam pintar livremente sobre o pó de vidro, o facto é que o trabalho em azulejo acaba por ser muito repetitivo e portanto é comum transferirem o padrão que querem para o azulejo cozido revestido com pó de vidro...









E toca a pintar...











E toca a cozer outra vez para fundir o vidro e fixar as cores... Agora só falta partir os recortes e temos o painel de azulejos que queríamos...










É extraordinária a capacidade de trabalho naquele espaço. É extraordinária a dedicação necessária para este trabalho tão exigente. Não me esqueci que a maior parte do seu trabalho é para restauro de painéis antigos... E pelo que sei não haverá muita gente a fazer este tipo de trabalho respeitando todos os cânones do antigamente!!!







ABELA CERAMICA-Oficina de Pintura e Restauro de Azulejos, Lda

Etiquetas: , , , , ,


2007-10-04

 

Olá, cá estou de novo!

Dado que me permitem partilhar da vossa arte, pensei que talvez gostassem de ver (e se possível observar) algumas fotos que por aí vou tirando. Vou ficar atenta a todos os comentários e críticas que façam e que eu agradeço desde já. Será para mim uma forma de poder evoluir.

Como puderam verificar pelo que publiquei anteriormente, Veneza é apenas e só a minha cidade adoptiva! Nas últimas vezes que me senti em casa (Setembro e Dezembro de 2005 para de novo ver a regata histórica e lá viver pela primeira vez o Natal, respectivamente) troquei a velha Canon analógica por uma nova digital (a marca mantém-se por questões económicas uma vez que desta forma consigo aproveitar as anteriores objectivas).

Desculpem este blá blá todo, mas a máquina e seus acessórios são os meus pincéis e tintas. As telas procuro-as por toda a parte e quando tenho a sorte de as conseguir ver trato de as “agarrar” rapidamente acertando os traços através da definição da ISO, da velocidade e da abertura da objectiva. Depois, uma focagem ultrasónica, um decidido disparo e… já tá! A expectativa aumenta, será que resultou? Será que consegui captar o momento? Será que está lá tudo o que vi e senti? Será que lhe poderei chamar “A Foto”, ou afinal não passa apenas de mais uma foto???

Veneza, a cidade de beleza imensurável aumenta ainda mais o seu fascínio com o anoitecer e atinge o seu auge de madrugada.
Ouço ainda os sons dos quase inexistentes passos na calçada e do suave desfile da água pelos canais.









À noite ouvimos o silêncio romântico de Venezia La Luna e Tu.
De madrugada compreendemos tão simplesmente Com’ E Triste Venezia!

Quero voltar a Venezia! Preciso de voltar a Venezia!

Etiquetas: ,


2007-10-03

 

O Museu da Má Arte

Livrem-se de haver alguma obra das nossas expostas, tá?

Etiquetas: ,


2007-10-02

 

O REGRESSO ÀS AULAS

Pois é, começou mais um ano "lectivo".... um bocado atribulado no seu primeiro mês de Setembro que costuma só ser em Outubro. Isto porque nos anos anteriores em Setembro era preparada e decorria a exposição dos nossos trabalhos no átrio do nosso Edifício.

Pois é, este ano não houve. Depois da exposição do ano passado ter sido conseguida com muito empenho da parte dos alunos e do Clube, mas não tanto da parte da nossa "mãe"....., por este motivo este ano a motivação da nossa parte não era muito e pelos vistos das outras também não...

Mas voltámos às pinturas, agora sem a presença do Jota (não sei se nos vamos habituar a não o ver naquele cantinho) mas ele prometeu que algumas vezes irá ter connosco e tirar umas fotozitas, para além de uns almocitos e umas viagenzitas guiadas eheheheh.....

Assim iremos continuar as nossas aulas e indo publicando alguns trabalhos neste blog que nos é tão querido mas em que tão pouca gente participa.

Fica aqui um apelo aos colegas deste blog, por favor participem nele vão publicando até as vossas impressões sobre outras áreas de arte que não só a pintura.

Vamos a isto

This page is powered by Blogger. Isn't yours?